O que uma marca precisa ter para ser a mais querida no coração dos Brasileiros? Para responder essas e outras perguntas sobre a relação de afeto entre as marcas e seu público, a Ecglobal realizou o estudo desenvolvido através do seu indicador exclusivo, o NLS – NET Love Score.
‘As Marcas que Conquistaram o Brasil – edição 2021’ já está em seu 3º ano e é realizada em todo o território nacional, com uma amostra de 3.182 internautas que avaliaram marcas de 30 categorias, em 9 segmentos de produtos e serviços.
Cada experiência positiva vivenciada pelos consumidores com as marcas que estão presentes no seu cotidiano geram uma identificação cada vez maior entre eles, e isso também inclui características como propósito, responsabilidade social e posicionamento da marca em relação ao meio ambiente e ao mundo.
Marcas que dialogam em dualidade com seus consumidores, construindo uma relação onde todas as partes co-participam falando, ouvindo e compreendendo, reforçam a importância dessa conexão emocional com o consumidor, que vai ganhando ainda mais força quando os resultados desses diálogos são refletidos nos produtos e serviços oferecidos.
Desde a última edição do estudo em 2020, a pandemia tem se tornado um fator de influência para algumas categorias, favorecendo as marcas pertencentes a elas. Dentro desse contexto, marcas que demonstram criar uma relação de proximidade com seus consumidores se tornam cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Para 2021 a novidade foi a entrada no estudo de algumas novas categorias: Aplicativos de serviços de entrega, produtos para a limpeza do lar, produtos para lavar roupas, materiais de construção e decoração, a separação de serviços de streaming em vídeo e música e canais de TV por assinatura.
Na edição de 2020, no 1ª ano da pandemia, entre as top 10 de nosso ranking, percebemos o enorme avanço das marcas de categorias de tecnologia, como WhatsApp, Netflix e YouTube (as 3 primeiras). Em período de isolamento, essas marcas foram fundamentais e até mesmo se tornaram indispensáveis para que as pessoas pudessem preencher necessidades de comunicação e lazer’ – diz Adriana Rocha –Co-fundadora e Co-CEO da Ecglobal.
Esse ano, o Ranking pôde contar com um equilíbrio maior de marcas mais tradicionais, que adaptadas ao novo contexto da pandemia, passaram a oferecer maior conforto e funcionalidade aos clientes que passaram a permanecer mais tempo em suas casas, reforçando sua importância na vida dos consumidores.
É importante ressaltar a entrada para o ranking, de uma marca que oferece serviços de aplicativos de entrega – uma nova categoria pesquisada esse ano. Além disso, uma marca de Banco Digital, que ocupava o 9º lugar na edição anterior, chega ao topo do ranking esse ano.
Confira o ranking com as 10 Marcas que obtiveram o maior nível de engajamento com consumidores no Brasil em 2021.
Nubank, considerada como a sétima startup mais valiosa do mundo, segundo o ranking da consultoria ‘CBS Insights’ e que em 2020 já registrava um crescimento triplicado em relação a 2019, assume a liderança, saindo do 9º lugar no ano passado e chega a primeira posição em 2021. A marca vem realizando um forte trabalho de engajamento com os clientes e demonstra que as facilidades oferecidas pela modalidade digital, além de mais autonomia para descomplicar a vida financeira dos brasileiros, tem conquistado cada vez mais o afeto e a confiança dos consumidores. Importante ressaltar o destaque da marca entre clientes mais jovens e de menor poder aquisitivo.
Em segundo lugar chega o Ifood conquistando seu espaço. A marca conquistou a liderança da categoria Aplicativos de Entrega, que entra pela primeira vez no estudo. O período de pandemia trouxe maior destaque para esse tipo de serviço, que teve um aumento significativo de demanda.
As estreias no ranking top 10, ficaram por conta de marcas já tradicionais. Havaianas apresentou um crescimento significativo, descolando de marcas como Nike na liderança de calçados e assumiu o terceiro lugar no ranking global. A categoria de lava roupas estreou em nosso estudo e OMO assumiu a liderança, além da oitava posição no ranking global. E, de volta ao top 10 em 2021, a Nestlé, que participou do estudo como marca de chocolates e ocupou a décima posição do ranking global.
Algumas marcas se mantiveram no TOP 10, porém assumindo posições diferentes do ano anterior, como Netflix, Youtube, Coca-Cola e Samsung.
No último dia 15 de julho, um painel com algumas das marcas com destaque no estudo, aconteceu on line e contou com as presenças dos diretores de marketing do iFood, Nestlé, BRF e Alpargatas. Durante o painel, a Fundadora e Co-CEO da Ecglobal Adriana Rocha, apresentou detalhes sobre os indicativos e metodologia aplicada no estudo e foi possível acompanhar uma conversa interessante, mediada pelo Co-CEO da Ecglobal, Alan Liberman, onde os convidados puderam compartilhar como desenvolvem suas estratégias para conquistar o coração de seus consumidores.
Sobre o estudo
A pesquisa foi realizada através de metodologia online, com questionário estruturado para autopreenchimento, com 3.188 internautas, homens e mulheres, 18+, de classes sociais A, B e C, residentes no Brasil. Foram avaliadas marcas em 30 categorias.
Sobre a Ecglobal
A Ecglobal é uma plataforma global de tecnologia que permite a criação e gestão de redes sociais e comunidades empoderadas, com propósitos diversos, proporcionando conexões genuínas e colaboração entre pessoas, empresas e organizações. Através dessa plataforma e suas diversas redes e comunidades, é possível compartilhar opiniões, experiências e conteúdos, assim como obter informações confiáveis que permitem todos os participantes tomarem decisões mais conscientes e responsáveis para a nossa sociedade