Estudo revela o impacto significativo na cultura pop brasileira, com 59% dos entrevistados interagindo com marcas de produtos geeks nas redes sociais.
O universo geek, abrangendo desde ficção científica até quadrinhos, videogames, tecnologia e séries de TV, tornou-se uma parte relevante e crescente da cultura pop brasileira. A pesquisa “Orgulho Geek 2024” da Ecglobal oferece uma visão abrangente sobre os hábitos, preferências e comportamentos dessa comunidade apaixonada, explorando desde o consumo de conteúdo até a participação em eventos e interação com marcas.
Buscando entender melhor esses aficionados pela fantasia e ficção, foi realizado um estudo quantitativo entre os dias 16 e 30 de abril de 2024, utilizando um questionário estruturado online, que obteve 998 respostas dos membros da rede ecglobal.com, sendo homens e mulheres, com a faixa etária predominante entre 21 e 64 anos, em todas as regiões do Brasil, classes A, B e C.
Explorando este universo singular
A atenção pela cultura geek pode ser considerada marcante, pois tivemos uma média de 4,1 quando perguntamos sobre o quanto o entrevistado se considera interessado no tema, numa escala onde 1 é “nada interessado” e 5 representa “muito interessado”. Eventos como a Comic Con Experience (CCXP), o sucesso de bilheterias de filmes de super-heróis, o consumo de séries de streaming de ficção científica e o crescimento do mercado de quadrinhos e jogos são fatores que apontam para a tendência crescente desse universo no Brasil.
As gerações Z e Y demonstram mais interesse do que as gerações X e Baby Boomer. Entre elas, 58% da geração Z, 53% da Y, 39% da X e 34% da BB se declaram muito interessados na cultura geek. Não há diferenças significativas entre os gêneros, indicando que a paixão pelo universo geek é universal entre homens e mulheres.
A percepção dos membros da comunidade geek revela sentimentos associados ao prazer ao fazer parte desse universo, como felicidade, pertencimento e comunidade. Com uma pontuação alta de interesse (4 e 5 na escala), os mais associados são aqueles que remetem à alegria e diversão, mas também ao pertencimento. A nuvem de palavras indica uma vasta gama de sentimentos positivos, onde a aceitação e a inclusão são pilares dessa comunidade, tornando-a um espaço positivo e acolhedor.
Quem são os Geeks?
A paixão por filmes e séries é a característica mais citada para 54% dos entrevistados, tornando-os um público-alvo valioso para estúdios de cinema e plataformas de streaming. Seguido por quadrinhos e super-heróis com 44%, representando uma indústria significativa com produtos que movimentam um histórico mercado com grandes marcas.
42% dos entrevistados indicam que os geeks são fãs de tecnologia e podem ser vistos como early adopters de novos gadgets e produtos tecnológicos, oportunizando marcas de inovação. Jogos, empresas de hardware gamers e eventos de e-sports são grandes apostas, representando 40% das respostas à pesquisa. Fãs de anime demonstram um interesse particular pela cultura pop japonesa e representam 36% dos entrevistados. Este grupo é um público-alvo ideal para produtos licenciados de anime, eventos temáticos e serviços de streaming especializados. Os livros também representam um nicho importante com 18% das respostas.
O comportamento dos geeks revela três comportamentos principais que somam 55% dos entrevistados: ser especialista em seu personagem favorito (19%), ter inteligência acima da média (18%) e vestir-se com referências do Mundo Geek (18%). Este comportamento sugere uma valorização pela profundidade e qualidade na representação dos personagens, tornando-os críticos atentos e defensores fervorosos das adaptações e produtos licenciados.
Além disso, a moda geek é uma forma importante de expressão, optando por roupas e acessórios que fazem referência às suas franquias preferidas. Essa tendência oferece grandes oportunidades para marcas de moda colaborarem com propriedades intelectuais geek para criar produtos exclusivos e atrativos.
A prática do cosplay é outro comportamento significativo, com 11% dos geeks dedicando-se a essa atividade, refletindo sua criatividade e comprometimento. Cosplayers investem tempo e recursos na criação de trajes autênticos, participando de eventos e competições que celebram essa arte. Marcas podem engajar esse público ao patrocinar eventos de cosplay e oferecer materiais de alta qualidade para a confecção dos trajes. A comunidade geek também é composta por indivíduos tanto extrovertidos quanto tímidos, o que sugere a necessidade de diferentes abordagens para engajamento. Eventos sociais e atividades de grupo atraem os geeks mais extrovertidos, enquanto plataformas online e fóruns são ideais para aqueles que preferem interações mais reservadas. Essa diversidade dentro da comunidade geek destaca a importância de estratégias variadas para conectar-se com este público dinâmico.
Consumo com entretenimento
Quando o assunto é entretenimento, os geeks são especialistas. A maioria prefere assistir a filmes, séries e passar horas jogando videogame.
O principal meio de comunicação que os geeks utilizam para se manterem atualizados são as redes sociais, correspondendo a 61%, seguido de canais no YouTube com 45%, além de conversas com amigos geeks (37%). Já quando questionados sobre qual rede social preferem para consumir conteúdo, os geeks escolhem o YouTube (39%), seguido do Instagram com 40%.
Os serviços de streaming são as principais plataformas utilizadas pelos geeks. Neles, consomem os filmes e séries que tanto amam, sendo a escolha de 58% dos respondentes. Em geral, as pessoas podem preferir consumir conteúdo em streaming devido ao acesso sob demanda, à variedade de conteúdo, às produções exclusivas, à facilidade de navegação e à flexibilidade de dispositivos, tornando as plataformas de streaming uma escolha popular entre os fãs do universo geek. Além disso, alguns serviços de streaming são populares por disponibilizar transmissões ao vivo de jogos.
As gerações Z e Y são mais ativas nas redes sociais em comparação com as gerações X e Baby Boomers, sendo uma oportunidade para estratégias de marketing serem adaptadas para essas faixas etárias, focando em conteúdo visual, interativo e de rápido consumo. A popularidade do Discord entre os jovens da geração Z destaca a importância de plataformas que oferecem comunicação em tempo real e comunidades organizadas, interessante para criadores de conteúdo e marcas que desejam alcançar a comunidade geek.
Os eventos continuam sendo um importante formato de interação e conexão com a comunidade geek, onde eles podem extravasar toda a sua criatividade, demonstrando seu amor pelos seus personagens, filmes e séries preferidas. Neste universo, 62% afirmam que pretendem ir a eventos e convenções, destacando grande interesse por esse formato que gera oportunidades para todo um mercado e marcas do nicho. Mas, quais elementos chamam mais a atenção do público em um evento? Brindes, estandes e experiências interativas ganham destaque aos olhares do público.
Quando questionados sobre qual evento gostariam de ir pela primeira vez, destacamos a Comic Con Experience (22%), seguida do Brasil Game Show (11%), Anime Friends (10%), Game XP (8%), Geek Expo (6%) e Campus Party (5%). Os três eventos mais citados que os membros participaram foram a CCXP (16%), a Brasil Game Show (BGS) (10%) e a Campus Party (9%).
Relações com as marcas no universo geek
Os geeks movimentam um mercado considerável. Segundo um estudo realizado pela Rakuten Digital Commerce (2023), os aficionados desse universo costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. Para citar alguns exemplos, entre livros, filmes e produtos, a franquia Harry Potter já arrecadou mais de US$ 21 bilhões, enquanto o faturamento da Marvel Studios, só com filmes, passou de US$ 30 bilhões, receita semelhante à do Mario — um dos mais conhecidos personagens de videogame do planeta — ao longo dos anos.
A comunidade geek demonstra um comportamento de compra orientado pelo valor e pela especialização. Cerca de 30% dos geeks preferem pesquisar por produtos específicos e comprar na loja que oferece o melhor custo-benefício, mostrando uma abordagem racional e focada em obter o máximo retorno pelo seu dinheiro. Além disso, 22% navegam em lojas online especializadas, procurando por produtos que atendam seus interesses específicos, enquanto 15% visitam lojas físicas especializadas para explorar e encontrar itens de interesse.
Os marketplaces online, como Shopee e Mercado Livre, são os canais de compra mais populares, utilizados por 50% dos geeks, seguidos por lojas online especializadas (47%) e lojas físicas especializadas (34%). Eventos e convenções (22%) e grupos de compra e venda de produtos de segunda mão (21%) também são importantes para essa comunidade, destacando a diversidade de canais utilizados para adquirir produtos geek.
As preferências são claras quando se trata de aquisição de produtos, com 38% optando por jogos (videogames, jogos de tabuleiro, etc.) e roupas e acessórios temáticos, demonstrando um forte interesse em entretenimento e expressão de identidade. Livros e quadrinhos seguem de perto, com 36%, destacando a importância das narrativas na cultura geek. Além disso, 31% valorizam artigos colecionáveis, como figuras de ação, enquanto 30% preferem artigos de decoração e 25% optam por gadgets e acessórios tecnológicos, refletindo o desejo de personalizar seus espaços e manter-se atualizados com as últimas inovações.
A pesquisa abordou diversas categorias para identificar as marcas mais presentes na mente dos geeks, e Marvel, Star Wars e DC são as principais “top of mind” do público. Especificamente para filmes, séries, jogos ou quadrinhos, Star Wars, Homem-Aranha e Marvel completam o ranking das “top of mind”. Quando o assunto é escolher onde comprar produtos geeks, Piticas, Amazon e Universo Geek são as três primeiras opções na mente dos consumidores. É importante destacar que 59% dos geeks costumam interagir com marcas de produtos geeks nas redes sociais, e a palavra “novidade” foi a mais citada quando perguntado sobre o que mais gostam ao interagir com essas marcas online.
Confira a nuvem de palavras das marcas Top Of Mind do universo geek:
Um mercado em constante ascensão
O universo geek no Brasil está em constante crescimento, representando uma parcela significativa e influente da cultura pop nacional. A pesquisa destaca não apenas a amplitude dos interesses e comportamentos dessa comunidade, mas também a importância econômica que ela representa. Com uma base de fãs altamente engajada e apaixonada, o mercado geek oferece inúmeras oportunidades para marcas e empresas.
A diversidade dentro do universo geek, abrangendo diferentes gerações e uma variedade de interesses, exige estratégias de marketing adaptadas e inovadoras. Marcas que investem em parcerias com propriedades intelectuais populares, oferecem produtos exclusivos e personalizados, e se engajam de forma autêntica com essa comunidade têm a chance de capturar um mercado em ascensão.
Compreender e atender às necessidades desse público dinâmico é crucial para qualquer marca que deseja se destacar e prosperar nesse mercado em potencial. Saiba como utilizar comunidades e pesquisa para ouvir e se conectar para criar estratégias mais assertivas, ágeis e econômicas de negócio.