A revolução digital no varejo está sendo direcionada a um novo nível: o chamado comércio conversacional. A tecnologia, através dos dispositivos móveis e das startups com suas soluções inovadoras, impulsiona o consumidor a mudar o seu perfil e se adaptar aos novos recursos, contribuindo diretamente para a lucratividade e a área estratégica da empresa.
Hoje o atendimento ao cliente é tratado por chatbots, assistentes de voz e por aplicativos. Ou seja, a automatização da ação de relacionamento vem aprimorar e monitorar a jornada do cliente, independente do estágio que o cliente esteja. Afinal, as mensagens estão mudando a forma como as pessoas gastam o dinheiro.
E as empresas já reconhecem essa realidade. Segundo pesquisas, 44% dos consumidores usaram chatbots para fazer compras. Esse dado demonstra a aceitação da experiência personalizada para o cliente.
Com tantas inovações, o Google, por sua vez, está trabalhando com operadoras globais para patrocinar o RCS (Rich Communication Services), o sucessor do SMS, para que as empresas possam configurar perfis de negócios verificados e envolver os clientes por meio de mensagens de texto antigas.