Uma geração que enxergou a felicidade muito além daquela vista pelos Baby Boomers (casar, comprar uma casa e ter filhos). Inconformados, competitivos e autoconfiantes, aceitaram a união homoafetiva. Além disso, desbravaram a maternidade independente e foram os primeiros a ter mais preparo acadêmico e experiências internacionais. Essa é a Geração X, sempre pressionados para serem os melhores, experimentaram os livros de autoajuda, programas de auto-treinamento e viveram em permanente estado de ansiedade – social, financeira e sexual.
O termo Geração X – criado por Robert Capa, em 1950 – é utilizado para rotular as pessoas nascidas após o chamado “Baby Boom” (década de 20 – década de 40), que foi um aumento importante na taxa de natalidade dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa geração inclui aqueles que nasceram no início de 1960 até o final dos anos 70.
Características de pessoas da Geração X:
- Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
- Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
- Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
- Busca maior por seus direitos;
- Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
- Procura de liberdade.
Acontece que a geração X cresceu, viveu a fase hippie, teve ideais e foi fazer carreira no mercado. Acompanharam a evolução tecnológica, com o surgimento do computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o e-mail, etc. e assistiram seu mundo mudar completamente. Segundo o Grupo Abril, eles representam 27,1% da população brasileira e geram 51,3% da renda das famílias, atualmente. Na visão deles, há uma busca por construir uma carreira em uma grande empresa e acreditam no conceito de meritocracia.
O perfil de consumo
A geração X prefere anúncios objetivos, focados nas características dos produtos. Ao equacionar razão e emoção, está mais ligada na racionalidade. ser a geração mais receptiva a diferentes formatos de propaganda.
As pessoas dessa geração valorizam o conteúdo e se satisfazem com a profundidade das informações oferecidas. Eles também demonstram estar mais dispostos a consumir conteúdo criado pelas marcas, também conhecido como branded content. Nas propagandas, gostam de material que ensine mais sobre o produto ou a categoria. Têm hábitos de pesquisar, ler reviews mais longos e comparar atributos em especificações técnicas.
Por fim, é um consumidor mais ativo, cada vez mais preocupado com as características dos produtos e com as diferenças entre os valores da marca e as atitudes da empresa.
[…] Significados, EC Global Solutions, Significados […]