No âmbito da Pesquisa de Mercado, nos tornamos pioneiros em criar e desenvolver comunidades temáticas com objetivo de entender o consumidor de um jeito único: através de relatos sobre suas experiências de consumo, em diversas categorias, de forma orgânica e lúdica. Mas, sabemos de todos os desafios de criar comunidades de forma escalável, para atender a demandas de nossos clientes.
Trabalhar com metodologia ágil, envolve pensar na produção de comunidades em um tempo rápido, envolvendo vários times e garantindo a qualidade na entrega. Compartilhamos a nossa experiência e como estamos integrando as equipes de trabalho para gerar resultados significativos, especialmente no desenvolvimento de comunidades.
Como funciona o processo de entrega dos projetos?
Nessa jornada de entregar o melhor no menor tempo possível, equipes de criação, tecnologia, comunicação trabalham em ciclos de desenvolvimento que chamamos de sprints – um espaço de tempo, no qual é estabelecido as etapas de todo o processo. Nosso tempo médio para a entrega de uma comunidade costuma ser de 15 dias, período compreendido para a sua a concepção, desenvolvimento e teste, sendo essa, portanto, a nossa sprint.
O tempo de entrega da sprint pode aumentar/diminuir em dias ou até semanas, a depender da complexidade do projeto. Porém, o princípio básico da sprint é que mesmo sendo um projeto mais robusto ou longo, que requeira mais tempo, nosso foco é que a entrega aconteça da forma mais rápida possível, porém com qualidade – aliás, esse é o principal objetivo ao escolher a metodologia ágil como modelo de trabalho para o desenvolvimento de nossos produtos. Com ela, os projetos não se finalizam com a entrega. Esse é o momento de analisar o quê/como foi produzido, elencar os principais resultados/aprendizados para que sejam amadurecidos ou eliminados em uma sprint seguinte.
De forma geral, todo esse processo cíclico obriga o nosso time a ser mais integrado e ter uma visão ampla e dinâmica do desenvolvimento dos nossos produtos. Cada etapa do projeto torna-se uma peça importante e, como tal, nos ensina a sermos melhores a cada novo desafio. O que podemos compartilhar da utilização dessa metodologia é que temos gerado resultados significativos no final de cada processo, que refletem no produto final que vai para os nossos clientes.
Já falamos sobre metodologia ágil em outros posts e se você quiser saber um pouco mais sobre sua aplicação à pesquisa de mercado, tratamos isso aqui também: Metodologias de trabalho e seu papel na importância de alcançar resultados mais ágeis.