Pelo que tudo vem indicando em 2021, estamos vivendo mais um ano pandêmico. Por isso todos os assuntos da vida cotidiana, permeiam o contexto da pandemia e como a população se comporta em relação a determinados temas, dentro desse novo contexto.
Considerando o dia do esportista, a eCglobal realizou uma pesquisa entre os dias 08 e 18 de fevereiro, para trazer dados relevantes sobre a relação entre as atividades físicas e esportivas, durante a pandemia. Foram analisados aspectos como frequência de exercícios e sentimentos de segurança dos usuários nesse período. Vejam os dados:
A pesquisa foi realizada com um total de 1004 pessoas. A maioria do sexo feminino, na faixa etária de 35 a 44 anos de idade, em sua maioria do estado de São Paulo, seguido pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
Comportamento e afinidades:
Pela amostra pesquisada, temos uma população que se considera ativa. 54% afirmam que essa característica existe porque caminham algumas vezes durante a semana e 27% porque praticam algum esporte; Todos os entrevistados afirmaram se manter em movimento.
Exercícios físicos têm ganhado cada vez mais importância, considerando que 80% acreditam ser muito importante se exercitar. E 91% apresentarem afinidade com esportes.
Sobre as preferências, o futebol e a corrida têm quase um empate técnico. 35% preferem o primeiro e 34%, o segundo. Em seguida temos natação com 27% e vôlei com 26%
Sobre frequência, temos maior porcentagem de usuários realizando atividades mais vezes na semana. 36% afirma praticar 3 vezes por semana. Além disso, a maioria realiza esportes que podem ser praticados sozinho – 55%, além de também termos uma maioria se sentindo segura para praticar esportes na pandemia – 72%
Exercícios em academias:
-52% dos entrevistados gostam de ir à academia,51% afirmaram que frequentam 03 ou mais vezes/semana;
– 54% á voltou a frequentar a academia.
– 63% sentem segurança em relação aos protocolos de segurança das academias.
– 62% firma frequentar as aulas em grupo.
As plataformas de exercícios on line vêm ganhando espaço nesse período e também são uma alternativa para se exercitar sem sair de casa: 51% se exercita por canais online. 56% não acompanha um aplicativo
Quando perguntados sobre qual é o primeiro item que vem à cabeça ao pensar em atividade física, a primeira lembrança é o tênis, seguido da bicicleta e da bola. Já a marca mais lembrada quando se fala sobre se exercitar é Puma, seguida por Mizuno e Olympikus.
Quando se pensa em referência para compra do tênis, a loja mais lembrada é a Netshoes, seguida da Centauro;
Roupas e Acessórios específicos:
Sobre o figurino 58% afirmaram investir em roupas específicas para academia e a loja mais lembrada foi a Netshoes (180), seguida da Centauro (82) e C&A (80).
Sobre o uso de pulseiras inteligentes, 70% das pessoas não possui. Mas para os 30% que possui, as marcas mais citadas foram Samsung (119 votos), Xiaomi (51 votos), Apple (33 votos) e Mi band (21 votos).
Os dados da pesquisa revelam uma população muito interessada em exercícios e se sentindo mais seguras para praticarem suas atividades ainda que em um contexto de pandemia. Continue acompanhando nossos conteúdos e entenda melhor o comportamento de consumo dos seus clientes.