A transformação digital abrange todo o mundo e torna-se possível graças à criação de novas plataformas e ferramentas inteligentes. Diante deste cenário, a eCGlobal.com aplicou uma pesquisa com o objetivo de extrair informações a respeito do consumo de rádio pelos brasileiros, e observou que todos os participante (100%) da pesquisa responderam que ainda consomem este meio de comunicação, que também teve que se adaptar ao cenário digital atual.
Através do estudo é possível perceber que o consumo do rádio pode adaptar-se às necessidades do consumidor em horários determinados: 43% dos usuários afirmam que escutam rádio com frequência, pelo menos de 1 a 3 vezes na semana. Na maioria dos casos, especificamente 61% dos respondentes, afirmaram que o local preferido para ouvir rádio é quando estão em suas casas, e 29% disseram que escutam no carro.
Quando questionados sobre o que gostam de ouvir no rádio, quase 80% responderam que é música. É possível notar que mesmo com a concorrência das novas plataformas de música via streaming e dos outros conteúdos oferecidos pelo rádio como notícias, política, esportes e outros, o que ainda mantêm os ouvintes ávidos pelo meio, ainda é a programação musical.
Ao perguntar sobre a melhor rádio do Brasil, as mais citadas foram:
- Jovem Pan com mais de 50 citações
- Band News com mais de 40 citações
- Rádio Antena com 28 citações
- Transamérica com 22 citações
- Globo e Disney com 14 citações cada
- E 15 citações de rádios gospel variadas
Através do estudo realizado na eCGlobal.com, pode-se concluir que apesar das dúvidas em torno da manutenção e transmissão das rádios tradicionais, por conta de todo o avanço tecnológico como rádios online e streamings, os participantes acreditam que este meio não deixará de existir por conta das novas tecnologias. O painel robusto da rede, mostra-se como uma excelente fonte orgânica de insights e métricas para estudo do mercado consumidor.