O segmento automotivo está em constante inovação. As marcas Uber e Sony perceberam uma demanda no mercado e tem formado parcerias, em seu nicho de atuação, para estar à frente da concorrência, segundo a Forbes. Enquanto uma mantém o foco em mobilidade, a outra direciona a tecnologia em segurança.
Com o objetivo de oferecer um diferencial na corrida por soluções em mobilidade, a Uber, em parceria com a Hyundai tem como meta lançar o Uber Air até 2023. Outras marcas como Daimler e Toyota anunciaram investimentos em startups que buscam desenvolver carros voadores, mas encontram como desafio tecnologia e regulamentação. A Hyundai, primeira montadora a entrar na parceria, produzirá e montará os veículos, enquanto que a Uber fornecerá o serviço de corridas aéreas.
No conceito tecnologia de sensores e segurança, a Sony está com a iniciativa de testar carros autônomos para verificar e fortalecer suas tecnologias para automóveis. Com o objetivo de apresentar um carro-conceito elétrico com 33 sensores incorporados, incluindo sensores de imagem e de detecção e alcance de luz de estado sólido, desenvolvido com a ajuda da Bosch, da Continental e de outras parceiras, também incorporará os sistemas de entretenimento automotivo da Sony com tecnologia de áudio espacial.
As duas grandes marcas buscando inovar em um mesmo segmento, proporcionando geração de valor ao negócio. Os carros elétricos já são uma realidade. Um outro exemplo interessante é a Nissan, que em parceria com o IPEN, para desenvolver o carro elétrico movido a etanol, pensando na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Leia mais: Automotivo: Um Raio X da Nissan.
Para os consumidores, cada vez mais a realidade se aproxima do que só era visto nos filmes. E no que depender dos participantes da eCGlobal.com, as marcas podem contar com o compartilhamento espontâneo de experiências reais e inclusive ações colaborativas para obter o melhor em seus produtos e/ou serviços.