O serviço de transporte particular alternativo Uber vem agradando os brasileiros e apresenta grande potencial de crescimento nos próximos 3 meses, com intenção de uso por parte de 42% dos entrevistados.
Com o objetivo de entender o consumo e percepções dos brasileiros em relação ao aplicativo de transporte particular alternativo, UBER, a eCGlobal, em parceria com a eCMetrics, realizou uma pesquisa quantitativa através de questionário online estruturado com 1000 usuários do painel online mobile OpinionsApp, de todo o Brasil, sendo homens e mulheres acima de 18 anos.
Em estudo anterior, avaliamos a percepção dos brasileiros em relação à polêmica gerada em torno do Uber x Taxi, no qual o Uber já demonstrava potencial de penetração no mercado brasileiro. Neste estudo, percebemos uma maturação do serviço e forte potencial de crescimento.
Entre os aplicativos de serviço de transporte particular mais utilizados, estavam o UBER (43%), 99 Taxis (33%) e por último, o Easy Taxi (18%). Boa parte, com 36%, disseram não utilizar esse tipo de serviço.
Dos que nunca utilizaram o serviço do UBER, 34% disseram não o ter feito por motivos como: ainda não ter instalado o aplicativo (32%); dar preferência ao serviço de táxi (26%); utilizar carro próprio como única forma de transporte (25%) e não possuir cartão de crédito (16%). Apesar de uma boa parte ter respondido que ainda não instalou o app, a expectativa para que o façam nos próximos 3 meses é alta: 42% pretendem instalar e 47% talvez instalem, contra apenas 12% que se posicionam contra a instalação do app.
Confira o infográfico completo – Uber: Consumo e Percepções no Mercado Brasileiro.
A principal motivação para utilizar o UBER pela primeira vez foi a curiosidade para conhecer o serviço, seguido de ter um preço mais em conta do que o cobrados pelos táxis e por último, recebimento de cupom para uma corrida grátis – foi percebido que mais da metade, 67% dos respondentes do estudo já enviaram convites do app para amigos e 60% ganharam corridas gratuitas por terem enviado convites.
Para aqueles que já utilizaram o serviço de transporte particular alternativo, a experiência de uso foi bastante positiva. Mais da metade dos participantes afirmaram que o app é bem simples de ser usado e 95% disseram que gostaram/ gostaram muito do UBER.
94% dos que utilizam o UBER, consideraram que o aplicativo tem um diferencial na segurança por oferecer informações sobre quem irá atendê-los, como foto do motorista, placa e modelo do carro.
Pode-se concluir que a quantidade de usuários que ainda não utilizam o aplicativo é expressiva, evidenciando que este é um mercado que ainda pode ser bem explorado. Dos que não têm o aplicativo, 42% planejam instalá-lo nos próximos 3 meses. Entretanto, 46% ainda não têm certeza se irão fazê-lo, o que – juntamente com as respostas anteriores – põe em evidência que os usuários não estão completamente convencidos em instalar e utilizar o UBER.
Dos que usam, a principal razão para começar a usar é que gostariam de experimentar o serviço do UBER. 58% consideraram que o serviço foi excelente.
Pesquisa realizada pela eCGlobal em parceria com eCMetrics, através de questionário estruturado com 1000 membros do Painel Online Mobile da eCGlobal, OpinionsApp, sendo homens e mulheres de todo o Brasil, maiores de 18 anos.