Dia Internacional da Mulher – uma celebração das mulheres ao redor do mundo e um lembrete das melhorias na igualdade de gênero que ainda precisam ser feitas. O tema deste ano é #BeBoldForChange, e é um chamado massivo, e a cada um de nós, a ajudar a construir um mundo mais igualitário de trabalho – um mundo mais inclusivo de gênero.
Segundo a Unesco, as mulheres são minoria dos pesquisadores mundiais (pesquisadores são definidos como profissionais envolvidos na concepção ou criação de novos conhecimentos, produtos, processos, métodos e sistemas, bem como na gestão desses projetos). No entanto, apesar da estatística desfavorável, sabemos da importância do papel da mulher na pesquisa, em particular na pesquisa de mercado. São tantas delas, líderes, inovadoras, analistas, gerentes fazendo uma grande diferença nas empresas em que trabalham, e lutando para a evolução da nossa indústria como um todo.
E se você ainda não sabe, hoje também marca o “Dia Sem Uma Mulher”, greve organizada pelos fundadores da “Marcha das Mulheres em Washington”. Mulheres em todo os EUA são convidadas a tomar o dia de folga do trabalho, usar vermelho em solidariedade, ou apoiar as mulheres e empresas pertencentes a minorias. Você que está celebrando o Dia Internacional da Mulher ao redor do mundo, sabia que o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1908? Pois é, há mais de um século atrás!
Espero que a cada novo Dia Internacional da Mulher vejamos uma inversão nessa estatística da Unesco, e que as mulheres pesquisadoras recebam destaque, conquistando a cada dia mais sucesso nessa indústria e no mercado de trabalho em geral. Parabéns a todas nós!