A transformação digital é uma realidade. A rapidez da informação, o consumidor cada vez mais conectado e munido de informação são fatores que marcam a necessidade da mudança na área de Pesquisa de Mercado. A disponibilidade desses dados para as marcas é essencial para a assertividade de suas estratégias, alinhando custo x benefício. Nós estamos sempre à frente e seguimos criando soluções customizáveis para atender aos interesses do mercado e nossos clientes. Na entrevista a seguir, Adriana Rocha, CEO da eCGlobal Research Solutions, fala sobre o futuro da Pesquisa de Mercado, de como estamos estamos nos preparando para abraçá-lo, atuando cada vez mais próxima das marcas.
eC – Como você acredita que será o futuro da Pesquisa de Mercado com todas essas mudanças acontecendo? Adriana – Eu acho que o futuro vai exigir que a Pesquisa consiga dar respostas cada vez mais rápidas e, que a tecnologia faça parte integrada ao processo. A tecnologia vai ser uma ferramenta facilitadora e vai nos ajudar a ter novos tipos de insights, como podemos ver nas comunidades a facilidade de aproximar os consumidores do marketing, trazendo o cliente para dentro da empresa, reduzindo custos e prazos, conseguindo fazer mais com menos. A tecnologia vai seguir como um aliado da pesquisa. Vamos continuar vendo o crescimento da automação. As ferramentas terão o papel de automatizar inclusive o processo da análise, com inteligência artificial, machine learning, mas tudo isso vai exigir que o pesquisador continue tendo a capacidade de interpretar esses dados, contar histórias e de sintetizar, entendendo o comportamento humano.
eC – Como a eCGlobal está se preparando para o futuro de pesquisa de mercado?
Adriana – A eCGlobal tem a inovação no DNA. Nós sempre estivemos à frente, no sentido de procurar trazer novidades, desenvolver nossas próprias ferramentas e plataformas. E nós vamos seguir com nosso comprometimento de inovar, continuar investindo bastante e, principalmente, de escutar e fazer co-criação com nossos clientes. Então, no futuro vemos esses processos evoluindo nossos produtos e serviços e cada vez mais próximos de nossos clientes. A eCGlobal vem, ao longo dos anos, fazendo todo esse processo de educação do mercado, mostrando o porquê de ser tão importante adotar novas tecnologias. Temos sido pioneiros na introdução de muitas dessas ferramentas. Então, como futuro, vamos seguir muito comprometidos em se aproximar dos clientes e ajudá-los a utilizar todas essas novas ferramentas.
eC – 2019 já começou, os motores já estão ligados. Qual o seu palpite para empresas que trabalham com dados e pesquisa de mercado para esse ano?
Adriana – Para crescer, elas precisarão ser mais ágeis, fazer mais com menos. Precisarão buscar diferenciação através de inteligência, modelos analíticos e foco em nichos, metodologias e ferramentas específicas.
eC – Como a eCGlobal está se preparando para se destacar nesse cenário?
Adriana – Investindo em produtos e tecnologias proprietárias, fortalecendo nossa equipe, e, acima de tudo, escutando e aprendendo com nossos clientes.
eC – A eCGlobal já tem mais de 15 anos de história, como ela vem se reiventando ao longo desse tempo?
Adriana – Nós conseguimos nos reinventar, e seguir evoluindo a cada ano, graças a um processo contínuo de inovação. Não acompanhamos tendências, seguindo o que “está na moda”, mas saímos à frente da concorrência e a cada ano lançamos novos produtos, ou rapidamente tomamos decisões para descontinuar ou melhorar os que já existem.
eC – A eCGlobal está sempre promovendo ações e eventos para conversar com o mercado e compartilhar experiências. O que já tem planejado para esse ano?
Adriana – Para esse primeiro trimestre, temos nosso primeiro Webinar “Agile Marketing: Pesquisa de mercado deve atuar como Startups“, acontecendo no dia 21 de fevereiro. E nos mês de Abril, estaremos participando da conferência ESOMAR Latin América, que neste ano será em São Paulo. Ao longo do ano, seguiremos com nosso programa de webinars bimestrais, e estaremos atendendo a outras importantes conferências da indústria no Brasil, Estados Unidos e Europa.
eC – E o que o mercado e os clientes podem esperar da eCGlobal para 2019?
Adriana – Comprometimento com resultados, qualidade, agilidade e parceria para ajudá-los a navegar por esses tempos de grandes mudanças e evolução da indústria de pesquisa.