Em 14 de abril é comemorado o dia mundial da segunda bebida mais consumida no mundo: o café!
Aproveitando a data que homenageia esse produto que está inserido na rotina da imensa maioria dos brasileiros, realizamos uma pesquisa para coletar dados sobre consumo e preferência, com os usuários da plataforma eCGlobal.com.
A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 09 de abril, com 1000 usuários, em sua maioria do sexo feminino, na faixa etária de 25 a 54 anos, em sua maioria do estado de São Paulo, seguido pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Confira os resultados:
Consumo:
Não se pode negar a alta preferência e apreciação do café pelos brasileiros. Todos os entrevistados afirmaram consumir a bebida sendo inclusive muito consumido também pelas crianças:
- 100% do público alvo consome café
- 94% consome diariamente
- 55% consome, em média 3 ou mais xícaras ao dia.
- 90% consome em casa
- 81% das famílias: as crianças também consomem café
- 50% consome sem leite
- 26% consome com leite integral
Tipos e formas de consumir:
A maioria dos respondentes afirmam que a forma mais consumida do café, é adoçado com açúcar branco – 51% das pessoas. Logo após, seguimos com o adoçante (26%) seguido de 15% das pessoas que afirmam não adoçar o “menor”, como é conhecido no Brasil.
O tipo torrado e moído é a preferência de consumo da maioria dos entrevistados. 68% das pessoas afirmam que esse é o café que elas mais compram. Logo após vem o café solúvel com 34%.
Sobre o sabor, o mais apreciado é o tradicional, com 48% da preferência. Já 28% preferem o extra forte.
Café e Pandemia.
Durante o período da pandemia, houve um aumento no consumo de café segundo 53% das respostas.
Marcas e Gastos
A marca líder na lembrança dos entrevistados foi a Pilão. Em seguida, as opções citadas foram Melita, Maratá, Brasileiro e Três Corações.
Os entrevistados foram perguntados sobre, dentre as marcas lembradas, qual foi a adquirida recentemente. 51% afirmaram que a marca comprada a menos tempo foi a Três Corações, seguida por Pilão, com 42% e Mellita, com 40%. Os fatores de influência na decisão de compra foram o aroma (42%), seguido pelo preço (25%) e a marca (24%).
Sobre os gastos com a bebida, o ticket médio fica entre 10 e 30 reais, com 46 e 47% respectivamente. 36% afirmaram ter máquinas de café expresso em casa, e 18% possuem assinatura de cápsulas de café.
A demanda de consumo de café no brasil ainda continua super alta. Nós somos o país que mais produz e exporta a bebida no mundo inteiro. É o sabor Brasileiro ganhando todas as fronteiras mundiais!