A Black Friday de 2017 deve aquecer o mercado neste quarto trimestre do ano. Celulares e smartphones são os produtos que mais apontam intenção de compra por parte do consumidor (44%), além de calçados (40%) e roupas/acessórios (37%).
A pesquisa foi realizada com 1.000 internautas de todo o Brasil, de 18 a 64 anos de idade, membros do painel eCGlobal.com, durante o período de 29 de setembro a 07 de outubro de 2017, com o objetivo de medir intenções de compras na Black Friday de 2017.
Data de forte aquecimento do comércio varejista, a Black Friday costuma aquecer as vendas online e em lojas físicas. Noventa e dois porcento (92%) dos entrevistados consideram a Black Friday uma boa oportunidade para realizar compras e estão aguardando pelos preços mais baixos ofertados no período (82%) para comprar os produtos tão desejados.
Entre os produtos com maior intenção de compra este ano, estão os celulares e smartphones (44%), calçados (40%) e roupas e acessórios (37%). Comparado com as compras da Black Friday de 2016, o setor de calçados teve crescimento expressivo em intenção de compras, superando roupas e acessórios, que em 2016 foi responsável por 42% das compras da Black Friday.
Uma parte expressiva dos consumidores pretendem pagar à vista suas compras na Black Friday de 2017: cerca de 33% disseram que pretendem pagar em espécie, seguido de 57% que pretendem usar o seu cartão de crédito. A Black Friday de 2017 deve aquecer as vendas tanto de lojas virtuais (54% de intenção) como de lojas físicas (46%).
Os descontos e ofertas, característicos da Black Friday, foram apontados por 88% dos entrevistados como os principais motivos para comprar.
Confira esses e outros insights sobre a Black Friday no infográfico: