Os dados da Black Friday 2022 que apontam tendências de consumo e insights para geração de negócios foram apresentados em webinar no início de outubro.
📹 Assista ao vídeo gravado do webinar e receba o PDF de apresentação do estudo
A Black Friday é uma das grandes apostas do varejo para alavancar as vendas. Marcada para o dia 25 de novembro, a Black Friday 2022 promete ser rentável para diversos setores, segundo pesquisa da Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, que foi divulgada no dia 04 de outubro durante o webinar “Black Friday: O que esperar em ano de copa, pós-pandemia e crise econômica?”
Além de esmiuçar os dados referentes aos tipos de produtos que estão na cabeça dos entrevistados, Daniela Formaio, Head de Human Engagement & Insights da Ecglobal, e Alini Benzatti, Diretora do Núcleo de Contas Collab da Ecglobal, detalharam insights de tendências e receios apontados pelos consumidores para que as marcas possam traçar estratégias assertivas nesta Black Friday.
O estudo realizado entre agosto e setembro teve mil entrevistados e conta com análises qualitativas, quantitativas e marketing de comunidade. Os participantes são de diferentes classes sociais, gêneros, faixas etárias e regiões e dão um grande panorama do que esperam das marcas.
Um dos destaques do levantamento é que 76% deste público têm intenção de adquirir produtos na Black Friday. Ano passado, o número ficou em 65%. Entre os fatores que alimentaram os ânimos dos clientes está a Copa do Mundo, que deve aumentar as vendas de camisas oficiais e outros itens relacionados ao torneio, com 13% de interesse dos entrevistados. Outro setor que segue firme no topo da lista de desejos dos clientes são os produtos eletrônicos, principalmente celulares, citado por 275 participantes. Também chama atenção que 42% dos ouvidos querem aproveitar a Black Friday para adquirir produtos de extrema necessidade, que são utilizados no dia a dia das famílias, que pode dar um parâmetro de como como a crise econômica impacta o poder de consumo das pessoas.
“A proximidade da Ecglobal com as nossas comunidades ajuda a criarmos estudos que permitem um mapeamento detalhado das tendências comportamentais dos consumidores e entregam insights valiosos para nossos clientes de como aproveitar, ao máximo, o potencial de vendas da data”, aponta Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.
Sobre o Ecossistema Haus
A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal. Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes, ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas receitas.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais internacionalizada — a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).