Ecglobal
  • PT

Ecglobal

  • home
  • nossa plataforma
  • collab
  • soluções
  • empresa
  • recursos
  • blog
  • LINGUAGENS  
  • PT
  • EN
  • ES
  • Home
  • Blog
  • Pesquisas/ Estudos
  • Comportamento do Consumidor: quais as mudanças com a chegada do Coronavírus no Brasil?

Blog

quinta-feira, 09 abril 2020 / Publicado em Pesquisas/ Estudos

Comportamento do Consumidor: quais as mudanças com a chegada do Coronavírus no Brasil?

Diante de um cenário de incertezas e preocupações em relação a pandemia causada pelo Coronavírus, a qual não se tem previsão de terminar, estão sendo realizadas diversas medidas de precaução para tentar evitar e reduzir a contaminação e propagação comunitária. Com o intuito de captar as primeiras impressões dos usuários da ecglobal.com, realizamos um estudo para entender o comportamento em relação a chegada da COVID-19 no Brasil, a mudança de hábitos e quais ações de prevenção estão sendo adotadas.

Apesar de ser algo novo,  com os primeiros casos surgidos em outros países, foram divulgadas formas de prevenção e estudos realizados no mundo inteiro, para conter a disseminação e assim tentar controlar no número de pessoas infectadas. Perguntamos aos participantes como eles estão se sentindo:

  • 48% afirmaram que estão com medo;
  • 31% está com pouco medo;
  • 12% afirmaram não estarem preocupados
  • 9% afirmaram estarem confusos

Como as informações estão sendo amplamente divulgadas, questionamos como acreditam que as mídias estão tratando esse assunto, e as respostas foram bem variadas, a maioria (43%) considera que a mídia está contando exatamente o que está acontecendo.

Estudos apontam que uma das formas mais eficaz de se proteger é  aumentando a higiene, e, como esperávamos, mais de 47% dos respondentes informaram que aumentaram muito seus hábitos de higiene, sendo possível identificar os produtos que dispararam nas vendas, ocasionando até a falta, como podemos ver no gráfico abaixo:

Também foi possível observar que 62% das pessoas passaram a se alimentar de forma mais saudável, assim como 72% não tinham viagens marcadas, sendo impactados de forma mais amena. 

Sobre as formas de mobilidade, 60% estão ficando em suas casas, mas é possível notar ainda que 7% continuam a utilizar transportes públicos.

Em relação às empresas, medimos o impacto por conta do Coronavírus. Segundo os usuários:

  • 10% Sofreu impacto positivo
  • 34% Não sofreu impacto
  • 56% Sofreu impacto negativo

Diante das opiniões, entendemos que as pessoas estão realmente preocupadas e com medo. Aumentaram os cuidados com a higiene, alimentação e estão obedecendo as ordens de isolamento, na grande maioria dos casos. Se mantém informados e estão cientes que não há motivos para pânico. 

A equipe da eCGlobal está diligentemente criando oportunidades para conectá-lo aos seus clientes e potenciais consumidores, facilitando conversas e gerando inteligência ágil para te ajudar a tomar as decisões certas a todo momento, com diversas soluções, metodologias e ferramentas.

Conte conosco e mantenha-se seguro. Se for possível #Fiqueemcasa #ADistânciaSalva

Amostra: 1.373 entrevistados, residentes em todo o Brasil, com maioria do sexo feminino, na faixa etária de 25 a 44 anos.


Palavras-chave: mobilidade, transporte publico, hábitos de consumo, prevenção, pandemia, brasil, alimentação saudável, #fiqueemcasa, alcool gel, fique em casa, hábitos de higiene, higiene, infectados, isolamento, coronavirus, proteger, covid-19, sus

Você pode ler também

Páscoa 2022: confira as tendências para a data e as marcas favoritas do consumidor
Dia do Consumidor 2022: confiança no poder de compra está aumentando
Pesquisa revela quais marcas são mais lembradas pelas mulheres

Categorias

  • CRM
  • Collabs Ecglobal
  • Qualitativo Online
  • Novidades
  • Marcas mais Amadas
  • Pesquisas/ Estudos
  • Comunidades Online
  • Webinar
  • Mobile Research
  • Indústria de Pesquisa de Mercado
  • Marketing
  • Imprensa
  • Press Release
  • Eventos
  • Mercado de Pesquisas
  • Webinars
  • Gamification
  • Geral

Publicações Recentes

  • [Pesquisa] Opiniões dos brasileiros sobre os direitos da mulher
  • [Pesquisa] Jogos Sociais: Preferências e comportamento dos consumidores
  • [Pesquisa] Interesse e preferências dos brasileiros por cursos de idiomas.
  • [Infográfico] Dia do Amigo. Representatividade de data e intenções de consumo.
  • [Webinar] Comunidades Online: Tendências em Pesquisa de Mercado, com Adriana Rocha.

voltar
para o
topo

  • home
  • nossa plataforma
  • collab
  • soluções
  • empresa
  • recursos
  • blog

Newsletter

    rfp@ecglobal.com

    BRASIL - SÃO PAULO
    Av. Cidade Jardim, 400 - 7º, São Paulo, SP, Brasil
    CEP 01454-000
    Tel.: +55 11 3522 1032 | Fax: +55 11 3522 1032

    BRASIL - SALVADOR
    Avenida Tancredo Neves, 2227 - Sala 1311, Caminho das Árvores, Salvador, BA, Brasil - CEP 41820-021
    Tel.: +55 71 3358 0398 | Fax: +55 71 3358 0398

    © Ecglobal. All rights reserved. | Desenvolvido por: Amaze Studio

    _