Com o objetivo de captar as intenções de compra para a Black Friday, que acontecerá nesta sexta-feira, 29 de novembro, entrevistamos 1.114 participantes da rede social de consumidores ecglobal.com, identificando as suas expectativas sobre a data.
Quase todos os entrevistados conhecem a Black Friday e 86% já realizou compras no período. Perguntamos aqueles que nunca compraram, qual o motivo de não comprarem, e as respostas foram:
- 49% informaram que não tinham dinheiro na época;
- 24% não se programou financeiramente para a época;
- 21% não acham os descontos atrativos;
- 6% acham que a Black Friday do Brasil é uma fraude;
Em relação a quem nunca havia aproveitado as ofertas do período, 100% das pessoas afirmaram a intenção de comprar neste ano.
Buscamos entender mais sobre a imagem da Black Friday na ótica do consumidor em relação às ações varejistas, e as respostas foram:
- 26% acham os descontos bons;
- 33% consideram que os descontos poderiam ser maiores;
- 34% dizem que apenas algumas lojas aplicam descontos;
- 7% afirmam que a Black Friday é uma fraude;
Um ponto a destacar é que, ainda que considerem o desconto baixo ou que nem seja aplicado, 69% dos entrevistados esperam o período para comprar alguns produtos. Inclusive, perguntamos quais os itens que eles consideram mais baratos na data e temos um ranking: em primeiro lugar, os eletrônicos, seguidos pelos eletrodomésticos e por último, as roupas. E esses também são os itens que a maioria possui interesse em adquirir.
De acordo com os consumidores, o ticket médio previsto será de 100 a 200 reais (20%), 200 a 500 reais (26%) e 500 a 1000 reais (24%). O que reforça essa informação é o fato de 47% das pessoas terem afirmado juntar dinheiro para comprar, 32% informarem o uso do cartão de crédito para pagamento e 19% informaram que saldaram suas dívidas para aproveitar a oportunidade.
Podemos chamar a atenção sobre a escolha dos 45% dos entrevistados em comprar pela loja virtual. mostrando o aumento da confiança do consumidor e a previsão de volume maior de compras no e-commerce.
Concluímos que a expectativa de aumento de vendas no varejo é positiva para a Black Friday. Os segmentos que se destacarão são vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos, sendo os últimos com itens de maior valor e com maior atratividade. O desconto ofertado é o ponto chave para conquistar mais consumidores, uma vez que eles estão se preparando financeiramente com a expectativa de uma boa oferta e estão mais confiantes sobre a compra pela internet. As marcas que oferecerem frete gratuito, terão maior vantagem.
Amostra: 1.114 respondentes, Mulheres (68%), Homens (32%), 18 + anos, residentes em todo o Brasil.