Se o Fastfood já tinha um alto índice de consumo antes da pandemia, depois do período de início da quarentena e com surgimento cada vez mais frequente de novos e modernos aplicativos de entrega, esses números superaram expectativas.
Para analisar o comportamento do consumo de fast food nesse novo cenário, a eCGlobal realizou uma pesquisa para avaliar como o brasileiro têm se comportado em relação ao consumo dessas comidas rápidas, super gostosas, mas distantes da lista dos alimentos mais saudáveis. Vamos aos resultados.
A pesquisa foi realizada durantes os dias 03 e 11 de maio, com uma amostra de 1000 usuários da plataforma ecglobal.com, em sua maioria do sexo feminino, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes em sua maioria no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Paraná.
Perfil de Consumo
A amostra entrevistada apresenta um alto nível de consumo de fast food:
- 100% das pessoas entrevistadas costumam consumir esse tipo de comida;
- 63%gostam muito de fast food;
- 88% das pessoas consomem mais pizza;
- 82% consomem mais hamburguer;
- 72% consomem mais batata frita.;
Frequência e horários:
37% das pessoas pesquisadas costumam consumir fast food uma vez por semana, e 25 % consomem entrem duas e três vezes. Segundo a maioria dos usuários (65%), o melhor horário para realizar esse tipo de refeição seria a noite, contra 18% que responderam que não há um momento ideal. Além disso, a família foi a companhia ideal para se consumir fast food juntos (81% dos entrevistados escolheram essa opção), ganhando do consumo sozinho (18%) e com amigos (8%).
Modalidades e preços
Combos são os queridinhos na hora de fazer um pedido, no qual também são adicionados itens individuais (40% dos entrevistados). Já a escolha dos itens individualmente ficou com a preferência de 31% dos usuários e as ofertas com 28%.
Sobre o ticket médio, 23% fica na faixa dos trinta reais e 47% de trinta a cinquenta reais.
Consumindo em casa
Essa tem sido a opção mais utilizada pelos usuários, principalmente levando em conta a atual situação provocada pela pandemia. 83% dos entrevistados prefere consumir o fast food em casa, e 75% afirmam realizar seus pedidos de delivery através de aplicativos de entrega.
Se a crença de que a escolha de fast food é resultado de sua facilidade no consumo, se depara com uma realidade diferente em relação ao que pensam os entrevistados: a maioria escolhe esse tipo de comida por ser a que mais gosta /tem vontade de comer – 38%.
As Marcas Mais Consumidas
No Ranking das marcas de fast food mais consumidas, foram citadas:
McDonald’s = 70%
Burger King = 67%
Habib’s = 53%
Subway = 52%
Bob’s = 38%
A referência eleita em citações foi o McDonald’s, com 18 menções.
Mais Aspectos Sobre o Fast Food:
- 67% das pessoas afirmam não consumir ofertas infantis;
- 50% considera o brinde que compõe a oferta infantil é extremamente importante;
- 62% não sentem incômodo com as embalagens;
- 46% mantiveram o mesmo nível de consumo de fast food mesmo com o distanciamento social;
- 64% lembram ter visto propagandas de Fast food;
- 46% pensaram em comprar após terem visto a propaganda.
Continuem acompanhando nossos conteúdos no www.ecglobalsolutions.com/blog/pt/