O país inteiro já está em “clima de carnaval”. Tem aqueles que se organizam para essa festa o ano inteiro para se divertir, viajar ou aproveitar a folga descansando. Seja qual for a intenção, o consumo está envolvido. O destino certo para grande parte dos brasileiros é o Nordeste, segundo dados da CVC, para curtir ou descansar. Só em Salvador, destino mais procurado, estima-se uma movimentação econômica em torno de 1,8 bilhão em 2019, um aumento de 3.3% em relação ao ano anterior.
Nesse cenário de otimismo, marcas precisam estar de olho nesse movimento. Estudos e pesquisas são realizadas muito anteriormente ao acontecimento da festa, garantindo tempo hábil para a criação de novos produtos e serviços a ofertar. Empresas de tendências costumam trabalhar com essas informações cerca de 1 anos a 6 meses antes dos festejos, com objetivo de entender desejos e planos futuros de consumo. No segmento de moda a tendência vem junto com o Verão, a estação do ano também de grande apelo de consumo. São marcas brigando pela atenção do seu público no vestuário, maquiagem, calçados etc. Carnaval também é o período que marcas lançam novos produtos, reforçam outros e tentam a todo custo ser o Top Of Mind.
Na eCGlobal.com, nossa rede social de consumidores, não perdermos tempo para entender e observar as preferências de consumo quando o assunto é bebida, viagem, música, entretenimento, cuidados com a beleza, mobilidade urbana etc. São muitos segmentos que se beneficiam com essa festa e, por isso, iniciamos essa semana na comunidade a campanha “Quem é você no carnaval?”, aplicando uma das principais estratégias de coleta de dados de consumo e experiência que é a utilização de conteúdos de engajamento. Nossos consumidores estão sendo incentivados a participar de atividades e pesquisas, com objetivo de entender as principais marcas mais lembradas e/ou usadas no Carnaval 2019. O resultado dessa estratégia é entender sobre consumo a partir de experiências contadas pelos próprios usuários. Isso nos servirá de insumo para entender como as pessoas se comportam na maior festa popular do Brasil.