O último dia 08 de março foi comemorado o dia da mulher. Em homenagem a essa data e eCGlobal realizou uma pesquisa para traçar um perfil dessa mulher brasileira, além de alguns assuntos em alta para esse dia. Vamos saber um pouco mais sobre isso?
Perfil:
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 de fevereiro e 05 de março apenas com público feminino. Foram entrevistadas 1044 mulheres entre 25 e 44 anos, em sua maioria do estado de São Paulo, seguidos pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Alguns aspectos interessantes sobre o perfil dessas mulheres: 67% desse público são mães;
- 67% desse público são mães;
- 41% estão trabalhando;
- 29% estão desempregadas;
- 18% estão trabalhando e estudando;
- 44% possuem ensino médio;
- 37% possuem ensino superior.
Além disso, 54% dessas mulheres são casadas e 36% solteiras, 55% residem na região sudeste, maioria do público participante.
Igualdade Feminina
Ainda há muito para se alcançar em relação a igualdade feminina. Para 65% das mulheres, existe uma desigualdade no acesso a mais oportunidades de trabalho. Além disso, a maioria das mulheres afirmam que os fatores que definem a visualização desigual sobre homens e mulheres pela sociedade, são: preconceito, filhos, cargos e salários.
Sobre acesso a estudos ainda há uma equiparação: 75% das entrevistadas afirmam igualdade nesse ponto.
Ações em prol das mulheres e representatividade feminina
Estamos vivendo um período em que a representatividade feminina está cada vez mais em evidência. 44% das participantes da pesquisa afirmam ter visto iniciativas públicas e privadas em Prol da Mulher. Enquanto que 31% não se lembram. Sobre as campanhas realizadas também em prol da mulher, 56% afirmam ter conhecimento enquanto 27% não se lembram. As marcas mais lembradas por suas campanhas femininas são, por ordem: Natura, Avon, O Boticário, Dove, Quem disse Berenice?
Quando perguntadas qual marca vem à cabeça quando o assunto é a representatividade feminina, as marcas citadas são Dove, O Boticário, Magazine Luiza, Always e Marisa.
Grande parte do público feminino ainda associa a comemoração do dia da mulher como uma data para ganhar presentes. 57% das entrevistadas espera ganhar algum mimo nessa data e o top 3 do presente ideal são: roupas, viagem e maquiagem.
Temos uma geração de mulheres engajadas, fortes e com bastante opinião. A resposta mais ouvida sobre o desejo de mudança das entrevistadas para o mundo é ter mais respeito, paz e igualdade em relação aos homens. Assim percebemos uma tendência cada vez maior de mulheres que entendem sua importância na sociedade e que não se conformam mais com “qualquer coisa”. Para todas elas, os nossos parabéns!