O conteúdo audiovisual há muito tempo deixou de ser exclusividade da TV convencional, principalmente depois da revolução provocada pela chegada da Netflix ao Brasil, a gigante mundial do streaming.
As grandes produtoras de entretenimento notaram o maior interesse dos consumidores pelo serviço de streaming e buscaram entender o novo comportamento do consumidor, que cada vez tem menos tempo disponível e mais preferência em se programar para assistir o que lhe agrada. Algumas empresas já identificaram a necessidade de se adequar ao novo cenário de oportunidade e criar plataformas de streaming com objetivo de reconquistar os seus consumidores e se tornarem mais competitivas.
No Brasil, a Globo passou a investir em conteúdo exclusivo para sua plataforma Globoplay e empresas do mesmo segmento no âmbito internacional já estão nesse movimento. A Warner anunciou esse mês que irá investir em um sistema próprio de streaming, assim como a Turner e HBO que já seguem esse caminho. Um mercado benéfico para os usuários e mais ainda para empresas de pesquisa de mercado, que abrem uma grande frente de atuação e utilização de metodologias para entender os seus consumidores.
A HBO é um dos nossos parceiros nessa jornada. A Comunidade HBO, com mais de 46 mil usuários, se transformou em um laboratório de inovação com possibilidades de descobertas sobre comportamento, intenções e relacionamento com uma das maiores marcas de produção e exibição de produtos ficcionais. Com a utilização de conteúdos de engajamento e mini surveys, a comunidade tem sido usada para entender as práticas de consumo e ter um relacionamento contínuo com seus consumidores.