Atualmente as marcas de rápido crescimento possuem suas próprias comunidades online para ganhar engajamento e fidelidade de clientes – e fazem isso com alto retorno e baixo risco, aproveitando testes e aprendizados ágeis.
Em tempos em que as pessoas não se desconectam nunca e cada vez mais querem experiências incríveis com as marcas que consomem, é preciso uma nova forma de construir e ativar marcas. Embora populares, as redes sociais não oferecem o ambiente e nem as ferramentas necessárias para isso, pois são ambientes de entretenimento e a marca acaba disputando a atenção do consumidor com memes, influencers, família e outras pessoas do círculo social do indivíduo. Nas redes sociais, o consumidor quer entrar em contato com o lado divertido da marca ou conhecer novidades dos produtos que consome, mas ele não está ali com o propósito de colaborar e não há nenhum tipo de controle dos dados que são gerados ali, que podem inclusive ser aproveitados por concorrentes.
Como usar o Marketing de Comunidade para construir e ativar marcas?
Hoje, entramos em uma nova era em que novas mudanças na tecnologia e no comportamento do consumidor estão possibilitando que os profissionais de marketing se conectem com seu público em suas comunidades e gerem muito mais conexão emocional.
Nesse contexto e com a evolução da tecnologia, as comunidades online para marcas se tornaram uma forte estratégia, pois permitem um crescimento rápido, oferecem alto retorno sobre o investimento com baixo risco e fortalecem a conexão emocional com o público-alvo. Sem as distrações que as outras redes sociais oferecem, uma Comunidade de Marca é um ambiente fechado e controlado, em que a marca tem total controle dos dados gerados, e que favorece a colaboração entre pessoas e marcas através de ferramentas e funcionalidades criadas para gerar insights valiosos e promover os mais altos níveis de engajamento.
Uma Comunidade de marca permite que as pessoas se conectem entre si e com as marcas em torno de um propósito: o da colaboração. É possível se expressar junto a outras pessoas com os mesmos interesses, criando um ambiente de troca do qual as marcas também participam. Ao participar de uma Comunidade de marca, o consumidor tem seu senso de pertencimento, propósito e colaboração elevados, o que aumenta sua fidelidade e fortalece seu relacionamento com a marca.
Os 4 elementos do “volante da Comunidade” para construir marcas fortes
A metodologia de “volante” ajuda a gerenciar a comunidade para construir uma marca mais forte e com altos níveis de engajamento dos participantes. Ela possui 4 elementos:
- Antes de tudo, conheça bem o seu consumidor e as tribos das quais eles fazem parte;
- De acordo com o objetivo da comunidade, escolha bem os “produtos heróis” que realmente encapsulem o valor da sua marca para que você corte o ruído;
- Permita que a comunidade dê vida a esses produtos com histórias emocionantes da marca e depoimentos autênticos de clientes; entenda o que pensam deles e deixe-os participar;
- Alimente a comunidade com conteúdo relevante que envolva e estimule os defensores da marca a gerar seus próprios conteúdos, elevando o nível e tornando as conversas ricas.
As marcas que fazem o “volante” girar têm um bom desempenho em várias métricas, como altos níveis de participação e geração de conteúdo pelo usuário (mais de 75%), altas taxas de engajamento dos usuários influenciadores (fazendo com que a porcentagem de espectadores que gostam, comentam ou compartilham conteúdo aumente consideravelmente). Desta forma, a Comunidade se mantém viva e engajada, gerando insights contínuos para as marcas.
Marketing de Comunidade para conhecer profundamente seus clientes e obter respostas rápidas
A Comunidade permite que as marcas conheçam melhor seus consumidores: o que pensam, o que desejam, suas expectativas, frustrações, além de permitir compreender como as mudanças de comportamento deles nos mais diversos momentos e situações mudam seu jeito de consumir. Essa compreensão que a comunidade permite ajuda a marca a se comunicar bem e gerar uma resposta emocional, o que desencadeia um relacionamento duradouro entre a marca e o consumidor.
Em uma comunidade privada da marca, é possível obter respostas rápidas ao testar conceitos, campanhas, além de investir em interações experienciais online para produtos.
Comunidade engajada e ativa: alimente a conversa
É essencial entender e engajar a comunidade organicamente. A maioria das empresas usa dados de clientes para enviar comunicações por e-mail e, na melhor das hipóteses, personalizar sua segmentação e conteúdo de mídia digital. Com as comunidades, as marcas têm a oportunidade de mudar isso com teste e aprendizado; ao entender os caminhos naturais que os consumidores percorrem para experimentar marcas e produtos, eles podem criar planos de envolvimento da comunidade que respondam a essas jornadas.
Para conseguir isso, um modelo operacional de engajamento deve ser utilizado para permitir o envolvimento contínuo da comunidade e o gerenciamento e monitoramento eficientes das atividades de consumidores e influenciadores. Em particular, as marcas podem fazer o seguinte:
Ao criar uma comunidade para sua marca, avalie o feedback e as ideias e esteja aberto para testar e experimentar novos produtos com base nessas conversas, fazendo com que a comunidade se sinta valorizada pela marca. As Comunidades de Marca da Ecglobal possuem diversas ferramentas e funcionalidades que promovem conversas envolventes, pesquisas rápidas e permitem análise de dados em tempo real.
Embora seja preciso fazer um investimento inicial para incendiar a comunidade, tanto em termos de tempo como em recursos, esse investimento normalmente diminui com o tempo à medida em que o engajamento e a quantidade de defensores da marca aumentam.
Conheça os tipos de Comunidades de Marca Ecglobal e todas as funcionalidades que temos a lhe oferecer. Com a ajuda do nosso time, podemos ajudar você a montar a Comunidade ideal para atender aos objetivos da sua marca.