Fazendo uma referência ao Dia Mundial dos Animais, realizamos um estudo sobre o mercado pet com os participantes da rede ecglobal.com. O Brasil é considerado o segundo maior mercado de produtos desse nicho, segundo a Forbes, perdendo apenas para os EUA.
Dentre os entrevistados, 72% afirmaram ter adotado seu pet, enquanto que 38% afirmaram ter comprado.
Os internautas da rede social informaram quais os seus animais e 78% tem cachorro, seguidos por 43% que possuem gato.
Sobre as idades dos animais, 37% tem entre 3 e 5 anos e 24% tem entre 5 e 10 anos. A relação entre os donos e seus pets foi associada como membro da família, filho e amigo/companheiro.
A alimentação tem referências definidas: 38% compra ração de supermercado e 33% segue a indicação do veterinário.
O ticket médio gasto com os alimentos para os pets está entre 40 e 60 reais (21%) enquanto que passa dos 100 reais (24%). As marcas mais lembradas de ração: Pedigree, Golspecial Caninden, Special Dog e Whiskas.
55% dos entrevistados levam seus bichos ao petshop.
Os serviços mais requisitados são o banho (76%) e a tosa higiênica (67%).
A frequência dos serviços do petshop é mensal para 39% dos entrevistados.
36% afirmam comprar roupas para o seu bicho de estimação. Sobre o agrado, o famoso petisco, é oferecido por 77% das pessoas e as marcas mais citadas foram Pedigree e Whiskas. Além disso, 74% compraram brinquedos para os animais.
Em relação a hotéis e creches, apenas 10% já utilizaram esse serviço. Inclusive, 6% fizeram um plano de saúde para seus bichos.
O mercado pet está em constante crescimento. A pesquisa revelou que há um investimento em alimentação, roupas e brinquedos para os animais de estimação. E os cuidados também são relevantes, pois a maioria utiliza os serviços de petshop mensalmente. Já os serviços de hotelaria e plano de saúde, ainda demonstram pouca penetração no mercado. Investigar as preferências e demandas do consumidor será importante para as novas estratégias para ampliar os negócios. Na ecglobal.com, temos as comunidades Apaixonados por Animais e Gateiros, com um público segmentado e engajado sobre os temas. Uma oportunidade para as marcas criarem um relacionamento, através de uma comunicação contínua.
Amostra: 1.101 respostas, 65% mulheres, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes no Brasil.