O uso excessivo de tecnologia no nosso dia a dia tem gerado um outro debate, cada vez mais forte nos últimos anos. O movimento de se desconectar tem unido mais apoiadores que levantam a bandeira para o uso consciente da tecnologia. Tema, aliás, que aparecem com mais frequência nos relatórios de tendências e que veio forte para esse ano de 2019. Em uma pesquisa realizada pela O IBOPE Conecta (2019) revela que 52% deles não conseguem ficar um dia inteiro longe do aparelho. Aqueles que conseguem esse grande feito somam 18%.
Desconectar-se e recuperar o controle sobre suas vidas apareceu como tendência no relatório de tendências da Ford para o ano de 2019. Segundo o estudo, embora as pessoas não estejam dispostas a abrir mão de seus celulares, cada vez mais estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos. Esse comportamento tem sido utilizado por algumas marcas que, apesar de produzir e vender tecnologia, tem tratado sobre o assunto em suas campanhas, e começam a discutir sobre o uso excessivo da tecnologia. Marcas como Vivo e Samsung, estão investindo em campanhas para que as pessoas reflitam sobre o tempo excessivo de conexão diária.Vivo: conscientização sobre o uso saudável da tecnologia
Um dos exemplos de marca é a Vivo, provedora de tecnologia móvel e fixa, com a campanha “ Tem Hora para Tudo”. O objetivo da campanha é sensibilizar o público com situações que resgatam a memória afetiva e estabelecem um elo emocional entre a cena e o espectador.
Samsung: websérie “Reconectados”
A Samsung, que se posiciona como a empresa pioneira em desenvolvimento e inovação tecnológica, lançou uma websérie em agosto/2018, “Reconectados, incentivando as pessoas a se reconectarem com a vida fora das telas, tirando o melhor dos dois mundos: online e off-line.