Quem acompanha o blog da Greenbook, um dos de maior reputação na indústria de pesquisa de mercado, ou que tem lido os inúmeros artigos postados recentemente nas rede sociais sobre Painéis Online, provavelmente irá concordar comigo que a indústria escolheu os Painéis Online como a “Ovelha Negra” da pesquisa de mercado. Parece que todos concordam que os “anos dourados” das empresas de painéis online chegaram ao fim, e que elas são as responsáveis pela criação dos respondentes profissionais de pesquisa, pela baixa qualidade dos dados coletados, e por aí vai a lista de problemas relacionados.
Quanto mais artigos culpando os painéis são publicados, mais inconformada tenho ficado, e foi exatamente por isso que decidi escrever este artigo. Parece que as pessoas perderam totalmente a noção sobre o que um Painel de Pesquisa de Mercado realmente é. Com a proliferação dos painéis tipo “scan”, routers e muitas outras formas fáceis de direcionar tráfego de pessoas para pesquisas online, muitas empresas surgiram e passaram a se auto-denominar “Empresa de Painel Online”, sem nenhuma experiência em Pesquisa de Mercado ou em Painéis Online, e sem se importar nem um pouco com a experiência que os respondentes têm ao participar das pesquisas, e menos ainda com a qualidade dos dados obtidos.
Sim, “respondentes” continua sendo a forma como a indústria chama as pessoas que dedicam alguns minutos do seu precioso tempo (claro, muitas vezes, muitos minutos) para participar de estudos de pesquisa de mercado. Ah, “respondentes” é apenas uma boa forma de chamar. As formas ruins são “rapidinhos”, “mentirosos”, etc. e os profissionais de pesquisa se equiparam com tecnologias avançadas a fim de encontrar os “más respondentes”, identificando fraudes, eliminando duplicados, etc. De qualquer forma, os pesquisadores estão esquecendo de atuar em cima da oridem do problema: a pobre experiência que é oferecida ao usuário que responde a uma pesquisa online.
Meu conselho é o seguinte: ofereça para as pessoas uma experiência rica ao responderem seus questionários. Respeite o tempo delas. Seja transparente. Dê a elas um real propósito (não necessariamente monetário) para participarem do seu estudo de pesquisa e você irá ficar surpreendido com os resultados. Em vez de comprar serviços de amostras online de baixa qualidade, de provedores baratos (aqueles que não se importam nada com seus resultados) e depois gastar dinheiro precisando limpar a sua base de dados ou até mesmo precisando refazer seu campo, busque por empresas confiáveis, que respeitam as pessoas de seus painéis e se preocupam com o êxito de sua pesquisa.
Em qualquer outra indústria, empresas que constróem uma base de usuários de qualidade e mantém um relacionamento duradouro de confiança com eles são altamente valiosas. É isso que verdadeiras empresas de painéis online fazem. Então, ao invés de matar aquelas poucas que continuam lutando para sobreviver nesta indústria, seria mais inteligente trabalhar junto com elas. Elas não são a “ovelha negra” da pesquisa de mercado. Elas são as que possuem experiência, conhecimento, ferramentas e tecnologias para tonar a pesquisa de mercado online em algo que temos orgulho novamente.
Leia o artigo na íntegra no blog da Greenbook ou em nosso LinkedIn.
Painéis Online eCGlobal
A eCGlobal possui um dos maiores e mais completos Painéis Online da América Latina. Através de nosso robusto Painel Online de Consumidores (eCGlobal.com), conseguimos realizar uma segmentação profunda, alcançando consumidores dos mais variados perfis desejados para sua pesquisa.
Nossos painelistas são comprometidos em prover respostas sinceras. Através de um programa de qualidade e relacionamento contínuo e verdadeiro estabelecido em nossas Comunidades Online de consumidores, asseguramos alta qualidade e rapidez nas respostas para projetos de pesquisa.
Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre nossos Painéis Online Premium: rfp@ecglobal.com.