Apesar da crise, mais de 70% dos brasileiros pretendem gastar na Black Friday de 2015. Atentos aos preços, suas buscas por promoções começaram desde o início de novembro.
Com o objetivo de identificar as intenções de compra na Black Friday de 2015, a eCGlobal Solutions realizou, em parceria com o instituto Officia Sophia Retail, uma pesquisa com 1000 brasileiros acima de 18 anos, das classes ABC, de 03 a 08 de novembro de 2015.
Avaliando a Black Friday de 2014, a percepção é a de que as promoções realizadas pelas lojas não ofereceram muitas vantagens, destacando apenas a Lojas Americanas como a que ofereceu as melhores ofertas. Para a Black Friday de 2015, temos boas expectativas: 74% disseram que vão comprar na Black Friday de 2015, preferindo comprar itens de vestuário (roupas e calçados), celulares e produtos de informática (notebooks, computadores, impressoras).
Sobre as expectativas em relação aos descontos oferecidos, diminuiu em 2015 a quantidade de pessoas que espera conseguir mais de 70% de desconto na Black Friday: os consumidores entendem que descontos muito altos podem ser ilusórios. Os consumidores também anteciparam suas pesquisas pelos descontos e estão acompanhando desde o início de novembro. As lojas online ainda são as favoritas para pesquisar sobre as promoções da Black Friday, mas a intenção de pesquisar em lojas físicas é muito mais expressiva que em 2014.
O e-mail marketing foi escolhido como o meio favorito pelo qual gostariam de ser informados das promoções da Black Friday, seguido de propaganda em redes sociais, propaganda na TV e nos sites das lojas.
64% disseram estar adiando suas compras para esperar os descontos da Black Friday e 69% afirmam que pretendem antecipar as compras de Natal. Sobre o quanto pretendem gastar, o ticket médio é muito similar ao de 2014: o gasto médio declarado em 2014 foi de R$ 800,00 e o estimado para 2015 é de R$ 760,00. Em relação à forma de pagamento, 89% dos entrevistaram disseram que pretendem parcelar as compras (45% em pelo menos 6 vezes ou mais).
Veja o estudo completo sobre as Intenções de Consumo na Black Friday 2015