Enquanto os dispositivos móveis já fazem parte do dia-a-dia do consumidor, os pesquisadores não estão acompanhando esta mudança de comportamento.
O smartphone é disruptivo: ele transforma a vida das pessoas, cujas mudanças de hábitos e consumo transformam a vida de todo o mercado e indústria. Utilizando estratégias assertivas e otimizando sua pesquisa de mercado para mobile, é possível alcançar mais consumidores e obter respostas mais rápidas.
Antes de tudo, por que alcançar consumidores móveis?
O Brasil é o quarto país no mundo em número de smartphones, com mais de 60 milhões de usuários móveis, e já é a principal forma de acesso à internet em casa. O celular não é só o mais usado, mas também é o preferido para navegar na internet.
Otimizar projetos de pesquisa de mercado para mobile é mais do que uma boa prática para o negócio, é uma necessidade para sobrevivência no mercado. Se o consumidor já é mobile, a pesquisa de mercado deve não apenas acompanhar, mas também oferecer a melhor experiência para obter respostas melhores e mais rápidas.
- 6 em cada 10 espectadores usam o mobile ao mesmo tempo em que vêem TV;
- Desses, 7 em 10 prestam mais atenção no mobile;
- O uso do 3G cresceu 123% nos últimos 18 meses;
- Quase metade dos internautas possui smartphones;
- 62% dos usuários de smartphone tem mais de 25 anos;
- São 48,3 milhões de usuários de smartphone na classe C;
- 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no mobile.
*https://www.thinkwithgoogle.com
O mobile deve ser considerado desde o início do seu projeto de pesquisa.
Se você não inicia desde a etapa de planejamento a pensar na experiência dos seus consumidores ao participar de sua pesquisa em seus smartphones, você corre um sério risco de oferecer uma pesquisa cansativa e com dificuldades de participação, o que pode aumentar a quantidade de desistências antes de completar.
Para ter sucesso com consumidores móveis e aumentar sua taxa de respostas e a qualidade das mesmas, considere os seguintes fatores ao projetar uma pesquisa de mercado:
- Os consumidores esperam experiências incríveis no mobile. Faça melhor que a média: surpreenda, gamifique-se.
- A paciência é menor ao responder uma pesquisa no mobile: elabore questionários mais curtos, o quanto possível. Questionários mais longos tendem a ser abandonados, a não ser que sua recompensa valha muito a pena. Questionários ideais duram entre 7 a 10 minutos, com um máximo de boas taxas de participação para 20 minutos no mobile.
- Recursos que favorecem a experiência: No mobile, a depender da plataforma, você pode usar mais recursos para obter melhores insights de seus consumidores. Explore recursos de mídia: exiba vídeos, aúdios e peça fotos para análises netnográficas, compreendendo mais de perto o comportamento do consumidor.
- Recompense o painelista: O painelista é o seu consumidor, pronto para opinar sobre sua empresa e lhe ajudar com melhores decisões de negócio. Pense que ele despende um bom tempo para responder suas pesquisas, então ofereça uma boa recompensa. A chave é não focar apenas no incentivo financeiro: Oferecer dinheiro para o participante é bacana, mas devemos estimular o valor da sua opinião e o quanto ela é importante para nós. Devemos valorizar a opinião do painelista, recompensando-o de outras formas: medalhas como benefício social ou conferir status pela sua participação são alguns exemplos. O benefício financeiro deve existir sim, mas ao insistir apenas nisso, nutrimos painelistas viciados apenas em ganhar dinheiro (que cada vez mais não será o suficiente), diminuindo a longo prazo a qualidade das participações (speeders, fakes).
OpinionsApp, nossa plataforma de engajamento e fidelização de consumidores móveis
OpinionsApp é um aplicativo que pretende medir a força das opiniões das pessoas, criando um ambiente social e divertido para troca de opiniões e experiências entre marcas e consumidores.
Com esta ferramenta, os consumidores podem interagir entre si, expressando suas opiniões sobre produtos e marcas, discutindo preferências, além de assuntos diversos sobre política e sociedade. Este ambiente, que chamamos de Feed de Opiniões, é altamente interativo e é o que mantém os altos níveis de participação e onde observamos o comportamento do consumidor em seu estado mais espontâneo.
No OpinionsApp, a força da opinião do participante é o que ele tem de mais valor e é medida através do seu Opinion Score. O Opinion Score é um algoritmo no app que avalia toda a participação do usuário no aplicativo, considerando atividades, opiniões mais bem avaliadas, assiduidade no aplicativo, etc. Quanto melhor o desempenho do usuário, mais status ele ganha e essa é uma das formas de mantermos uma motivação positiva dos membros do painel.
Além disso, o aplicativo envolve seus usuários com atividades de engajamento, atividades patrocinadas, Desafios (pequenas missões), bottons colecionáveis que ele pode desbloquear à medida que aumenta sua participação, Ranking dos membros mais engajados e níveis de usuário, que conferem status.
Temos experimentado um nível de envolvimento surpreendente no OpinionsApp: além de acompanhar diariamente pela forma em que se expressam na Feed de Opiniões, em pesquisa recente percebemos que estamos no caminho certo. Nossos usuários são fiéis ao aplicativo, acessam várias vezes ao dia e, embora participem de outros painéis online (o que é comum), consideram o nosso melhor e mais divertido. Também consideram muito importante medir o poder de sua opinião através do aplicativo, mostrando que valorizar a opinião do consumidor também é muito efetivo e prova que podemos ir além de recompensas em dinheiro que, muitas vezes, não compensam o esforço do painelista.
O OpinionsApp é um produto recém-lançado da eCGlobal Solutions, que nos dá muito orgulho e pelo qual buscamos diariamente melhorias, sempre ouvindo os membros do painel, que atuam em co-criação pela melhoria do app. Se você quer saber sobre o OpinionsApp, consulte nossa equipe: rfp@ecglobal.com.
OpinionsApp foi selecionado para Startup Alpha no WebSummit 2015
O OpinionsApp, nosso aplicativo móvel que ajuda as pessoas a amplificarem suas opiniões, foi selecionado para o startup Alpha do WebSummit 2015, que irá acontecer de 3 a 5 de novembro, em Dublin.
O WebSummit pode ser classificado como o maior congresso de start-ups de tecnologia do mundo, recebendo mais de 22 mil pessoas de mais de 110 países. Do WebSummit nasceram grandes startups, como UBER, Vine e Dropbox, dentre outras.