Brasileiros costumam jogar diariamente (35%), apontando Candy Crush como jogo social favorito. 39% já fizeram compras em jogos sociais.
Para conhecer melhor os usuários de jogos sociais, seus hábitos e preferências, a eCGlobal Solutions realizou uma pesquisa através da comunidade eCGlobal.com e do aplicativo mobile OpinionsApp.
Através da pesquisa foi possível identificar os jogos sociais mais populares, a frequência em que os participantes da pesquisa jogam, como eles se mantêm interessados nos jogos sociais e o comportamento em relação à compras dentro dos jogos sociais.
Os jogos sociais mais jogados pelos participantes foram: Candy Crush Saga (70%), Angry Birds (54%), Farm Heroes Saga (38%), Pet Rescue (33%), Perguntados (30%), Bubble Witch (29%), Plants vs. Zombies (26%), Subway Surfers (21%) e Bejeweled Blitz (18%). Dentre esses jogos, Candy Crush Saga foi escolhido como o preferido de 37%, seguido de Angry Birds com 14% e Farm Heroes Saga como o favorito de 13%.
A maioria dos participantes envia notificações de jogos em redes sociais para amigos, 50% enviam solicitação apenas para amigos que também possuem o jogo, 48% pedem vida aos amigos , 37% convidam amigos para conhecer o jogo e 24% pedem itens diversos em redes sociais.
Os momentos em que os participantes costumam jogar os jogar jogos sociais foram: para 51% na hora em que acordam ou quando vão dormir, 47% a qualquer momento desde que considere adequado, segundo 41% em momentos de tédio e para 17% dos participantes em qualquer situação.
Sobre a frequência com que jogam esses jogos sociais, 35% das pessoas afirmaram jogar diariamente, 24% de quatro a seis vezes por semana, 21% entre duas e quatro vezes na semana e 21% até duas vezes na semana.
Sobre o que costuma mantê-los interessados nos jogos, 60% precisam de novos objetivos a serem conquistados, 38% novidades de recursos em fases avançadas, para 37% a descoberta de novos conteúdos e mundos, 30% disputa no ranking com amigos de redes sociais e 13% poder colaborar com outros jogadores. Dentre estes, o principal fator que mantém o interesse nos jogos sociais foi poder encontrar novos objetivos a serem conquistados (40%).
Em relação às compras feitas dentro dos jogos sociais (como vidas, moedas e recursos), 61% dos participantes afirmaram não comprar ou nunca ter comprado enquanto que 39% costumam comprar ou já compraram. Entre eles, os itens comprados são: moedas (62%), vidas extras (51%) e recursos para os jogos (38%).
Para os participantes que costumam comprar itens dentro dos jogos, 58% disseram estar motivados porque precisavam de ajuda para passar de fase, 39% porque queriam jogar sem muitas limitações e 35% porque queriam experimentar recursos.
Veja o infográfico completo em: https://www.pinterest.com/pin/441845413418028875/
Pesquisa realizada entre os dias 21 de Janeiro a 07 de Março de 2015 com 1000 usuários, através da plataforma de pesquisa online eCInstant, usando nossos painéis online eCGlobal.com e aplicativo mobile OpinionsApp.