A Semana do Brasil, um evento promovido pelo Governo Federal, realizada de 03 a 13 de setembro, foi um tema abordado aos participantes da Rede ecglobal com o objetivo de identificar o comportamento de consumo com a reabertura do comércio em todo o país.
42% realizaram compras e 37% aguardaram esse período como oportunidade para comprar algo desejado.
62% afirma não ter juntado dinheiro para a compra do item, o que indica um potencial financeiro interessante para a geração de negócios.
Os setores que ofereceram mais descontos foram vestuário (26%), eletrodomésticos (17%) e eletrônicos (12%).
Na opinião dos entrevistados, os itens com preços mais atrativos foram alimentação, livros e higiene.
Daqueles que compraram na Semana do Brasil, 59% optaram pelas lojas virtuais, demonstrando a força do e-commerce. Sobre as formas de pagamento, tivemos as opções de compra parcelada (37%) e à vista (27%) no cartão de crédito, seguidos por boleto (19%) e em dinheiro (15%).
O ticket médio foi de até 100 reais (31%) e entre 100 e 200 reais (28%).
Os setores com maior volume de vendas, na visão do consumidor da ecglobal.com, foram vestuário (24%), alimentação (14%), eletrodomésticos (12%) e (11%) eletrônicos.
Os itens mais comprados foram alimentos, produtos de limpeza, livros e materiais de construção. Mesmo com essa lista bem restrita de itens, os descontos encontrados foram avaliados como bons (45%), porém não em todos os setores.
76% dos entrevistados acham que a Black Friday é melhor em relação a promoções do que a Semana do Brasil.
Buscando estimular o consumo no momento de flexibilização da economia, podemos dizer que 41% das pessoas optaram em aproveitar os descontos nas lojas físicas. Percebe-se que o consumo foi mais forte para os itens de sobrevivência e cultura. No entanto, as apostas dos entrevistados apontam para outros setores, como vestuários, eletrodomésticos e eletrônicos. Mesmo com os descontos bem avaliados, identificamos a preferência pela Black Friday como uma maior oportunidade de promoções. Cabe as marcas acompanhar o comportamento do mercado e do consumidor e aproveitar essa data com promoções atrativas.
Amostra: 980 entrevistas, sendo 58% mulheres, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes em todo o Brasil.