Aproveitando o Dia Mundial do Café, uma bebida que faz parte da cultura brasileira, buscamos informações sobre o consumo atual, através de uma pesquisa na rede social ecglobal.com.
O consumo de café é feito a qualquer hora do dia para 52% das pessoas, enquanto 43% prefere beber pela manhã. A preferência no preparo da bebida é diversificada. A maioria prefere com açúcar.
O tipo preferido é o comum, com 50% das respostas.
Falando sobre o preparo, identificamos um consumidor mais tradicional, com a maioria optando em preparar o café com coador.
Em relação ao consumo diário, 55% afirmaram consumir entre 02 e 04 xícaras.
89% das pessoas consideram o hábito de beber café como saudável. O local de preferência para apreciar a bebida é em casa (53%) e também no trabalho (41%).
Na avaliação dos participantes, a qualidade do café está condicionada ao sabor (77%) e a marca (12%).
Apresentamos as top 5 marcas de café mais consumidas:
1) Três corações (60%);
2) Pilão (50%)
3) Melitta (44%);
4) Nescafé (41%);
5) Café Caboclo (17%);
Também temos um ranking com as cinco marcas preferidas:
1) Três corações (27%);
2) Pilão (19%);
3) Melitta (19%);
4) Nescafé (14%);
5) Santa Clara (6%);
O motivo de preferência por uma marca para a maioria (87%), é determinada pelo sabor.
Podemos constatar que, de acordo com os dados coletados, o café é considerado saudável e tradicional. Mesmo com toda a gourmetização oferecida atualmente, há uma grande preferência pelo uso do coador, demonstrando uma fidelidade ao método de preparo. As quatro marcas em evidência, que se repetiram tanto no ranking de consumidas quanto de preferidas, demonstram que o diferencial no momento de decisão de compra é determinado pelo sabor, conforme afirmaram os entrevistados. Portanto, uma comunicação continua para entender o consumidor é uma oportunidade para identificar novas demandas no mercado.
Amostra: 1.460 respostas, 63% mulheres, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes no Brasil.