Pesquisa feita pela Ecglobal revela que compradores estão atentos às ações das marcas durante a pandemia; confira o que pode ajudar seu negócio
Engana-se quem pensa que o consumidor não está atento aos projetos e ações promovidas pelas marcas durante a pandemia de Covid-19. Além de defender que as empresas se posicionem para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários, eles têm dado até dicas sobre o que pode ser feito para conquistar o comprador.
Segundo pesquisa divulgada pela empresa Ecglobal, realizada por meio de sua plataforma de rede social de consumidores ecglobal.com, dos 1.002 entrevistados, cerca de 80% esperam que as empresas se posicionem para impulsionar as medidas de prevenção contra a Covid-19.
Realizada entre os dias 18 e 29 de janeiro deste ano, a pesquisa revelou ainda quais estratégias são as mais bem avaliadas pelos consumidores durante esse momento pandêmico. Confira os tópicos abaixo:
- 69% acreditam que é preciso apoiar colaboradores da empresa com orientações sobre protocolos de segurança, além de dar suporte médico e emocional;
- 57% acreditam que é preciso orientar sobre a forma correta de seguir os protocolos, bem como exigir a apresentação do cartão de vacina;
- 51% apontaram sobre a necessidade de manter programas sociais de apoio aos impactos provocados pela pandemia;
- 48% disseram que empresas devem promover campanhas publicitárias apoiando as medidas de segurança;
- 46% indicam ainda a doação de insumos para a saúde pública.
E sobre o setor cultural, é uma boa ideia promover eventos?
A realização ou não do Carnaval em 2022 foi uma das grandes discussões ao longo do segundo semestre do ano passado. Festas privadas chegaram a ser marcadas, ingressos foram vendidos, mas acabaram sendo canceladas devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.
Um dos segmentos mais afetados pela crise sanitária, a área de produção de eventos foi a primeira a ser abalada e deve ser a última a ser totalmente retomada. Além de incentivos públicos, os produtores têm buscado cada vez mais o apoio do setor privado. Mas para as empresas, ter a marca associada a festas com aglomerações é uma boa ideia?
Os entrevistados pela Ecglobal acreditam que não. Segundo a pesquisa, 51% defendem que as marcas não realizem ou apoiem eventos que gerem aglomerações.
A pesquisa apontou ainda as empresas mais bem avaliadas pelos consumidores durante a pandemia, justamente por promovem ações positivas contra o coronavírus. Entre as marcas que estão no imaginário por combater a Covid-19, em primeiro lugar aparece a Pfizer, empresa farmacêutica responsável por uma das principais vacinas aplicadas no Brasil. Na sequência, aparecem as marcas Itaú e SUS (Sistema Único de Saúde).
Sobre a rede de consumidores ecglobal.com
A ecglobal.com é uma rede social global de inteligência colaborativa, presente no Brasil e vários países da América Latina. A plataforma foi criada pela empresa Ecglobal, que atua há 15 anos no mercado tecnológico, com expertise em geração de insights do consumidor e relacionamento contínuo. Inicialmente como painel de pesquisa, a ecglobal evoluiu e se tornou uma rede social viva e dinâmica, na qual pessoas e marcas colaboram entre si para melhores decisões. No portfólio da empresa estão marcas como Banco Itaú, Nestlé, Natura, HBO, Via, Globo, entre outras.