O mais recente GRIT – Greenbook Report Industry Trends aponta tendências para a Indústria de Pesquisa de Mercado, destacando Automação da Pesquisa de Mercado, BIG DATA e Storytelling como divisores de águas. Pesquisas Mobile e Comunidades Online continuam como as principais metodologias emergentes no setor.
A adoção da Automação da Pesquisa de Mercado por clientes e fornecedores de pesquisa já tinha sido destacada pelo último relatório do GRIT, em 2016. Apontada como transformadora da Indústria, a Automação da Pesquisa de Mercado já vinha sendo usada, em sua maioria, para gráficos e infográficos, análise de dados em textos, análise de dados de questionários, análise de social media e amostragem.
Automação da Pesquisa de Mercado: inovação ou risco para o setor?
À medida em que vem sendo amplamente adotada por clientes e fornecedores de pesquisa, a Automação da Pesquisa de Mercado também preocupa a Indústria; Isso porque seu uso, atualmente, é focado em eficiência operacional, com o objetivo de ganhar velocidade de campo e reduzir custos com amostragem. Com isso, a experiência oferecida ao usuário ao participar dos estudos e a qualidade dos dados, em especial, são diretamente afetadas. Apesar disso, a Automação da Pesquisa de Mercado tem muito a oferecer em benefício dos pesquisadores.
A automação da pesquisa de mercado pode favorecer e otimizar o trabalho dos pesquisadores. Entre alguns benefícios, podemos citar: customização de templates, seleção de amostras altamente segmentadas e acompanhamento destes resultados em tempo real, realização de testes A/B e uma série de funcionalidades para aumentar a assertividade do estudo, aumentando a produtividade e resultados. – Adriana Rocha, CEO & Cofundadora eCGlobal
Engajamento com Pesquisa de Mercado x Qualidade dos Dados
O relatório do GRIT 2017 também mostra a falta de preocupação de clientes e fornecedores com a experiência oferecida aos participantes em pesquisa. Enquanto afirmam que a confiabilidade dos resultados (74%) e qualidade da amostra (50%) são fatores decisivos para seu projeto de pesquisa, apenas 23% consideram importante a experiência oferecida ao usuário, bem como 8% se importam com uma recompensa justa. Isso é totalmente contraditório, pois para se manter uma boa qualidade e confiabilidade dos resultados, é essencial pensar em quem está no centro de tudo: os respondentes.
O engajamento do consumidor com a pesquisa de mercado sempre foi uma preocupação da eCGlobal desde a sua fundação; Sabíamos que respondentes passivos, que apenas esperam convites para participar de pesquisas têm pouco compromisso com resultados. Em vez disso, sempre pusemos os membros do nosso painel como os principais protagonistas na geração de insights, estimulando o feedback contínuo dos consumidores para as empresas.
Big Data e Pesquisa de Mercado
O entendimento sobre Big Data ainda é não é muito claro para clientes e fornecedores da indústria de pesquisa de mercado. BIG DATA é entendido por parte dos profissionais de pesquisa de mercado como um possível “substituto” da forma como os estudos são realizados hoje, mas passa longe disso.
Há dois tipos de uso de BIG DATA: Analytics, para predições do mercado; e Big Data de Social Media, para compreender o que é dito sobre a marca em redes sociais, monitorando e “controlando”, se possível. O uso de Big Data para Pesquisa de Mercado vem para enriquecer os dados obtidos em estudos, adicionando segmentação e dados para enriquecer seus relatórios.
Comunidades Online para Pesquisa de Mercado e Mobile Research
Não é de hoje que o GRIT Report aponta Comunidades Online de Pesquisa e Mobile Research como metodologias emergentes de pesquisa de mercado, já num estado “mainstream”. Ora, se essas metodologias já são tão amplamente utilizadas na Indústria internacional, por que o Brasil e América Latina ainda estão engatinhando entre as metodologias tradicionais? O que é preciso para clientes e pesquisadores de mercado adotarem essas ferramentas para gerar insights do consumidor? Esse é um dos desafios da eCGlobal: levar a inovação das comunidades online de pesquisa para estes mercados.
Uma forma inovadora de obter insights e levar o relacionamento com o consumidor para o próximo nível: as comunidades de pesquisa são ambientes construídos para permitir uma interação contínua e engajante, favorecendo o estabelecimento de conversas, como em uma rede social, nas quais o principal tema é falar sobre consumo.
As comunidades de pesquisa da eCGlobal são plataformas de alta tecnologia que integram o melhor de redes sociais, games e pesquisa de mercado: conseguimos tornar a experiência do consumidor envolvente, com o objetivo de estimular o real compromisso em compartilhar experiências e opiniões verdadeiras.