Ecglobal
  • PT

Ecglobal

  • Sobre nós
  • Plataforma
  • Soluções
  • Clientes
  • Contato
  • Carreiras
  • Blog
  • ecglobal.com
  • PTPT
    • EN EN
    • ES ES
  • Home
  • Marketing de Comunidade
  • 76% dos internautas querem comprar na Black Friday

Blog

terça-feira, 11 outubro 2022 / Publicado em Marketing de Comunidade, Indústria de Pesquisa de Mercado, Marketing, Pesquisas/ Estudos, Qualitativo Online, Webinar

76% dos internautas querem comprar na Black Friday

Divulgamos o resultado da pesquisa sobre tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022. Um dos dados animadores apontados pela pesquisa é que 76% dos mil entrevistados têm intenção de concretizar algum tipo de compra no período, contra 65% no ano passado. Os insights oferecem a comerciantes e marcas dicas preciosas de como entender as intenções de compra dos clientes e criar boas estratégias de venda.

📹​ Assista ao vídeo gravado do webinar e receba o PDF de apresentação do estudo

Com menos de dois meses para a grande sexta-feira de ofertas, varejistas e compradores já se preparam para a data. Segundo pesquisa do Instituto Reclame Aqui publicada em setembro, 46,4% das empresas já começaram os preparativos. Do outro lado não é diferente. Dos entrevistados pela Ecglobal, 36% disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais 30 dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.

A análise também mostra que muitos consumidores veem os altos valores de frete, bem como falsas ofertas, como empecilho para as compras; por isso, usam sites de pesquisas. Para tanto, 57% usam sites de busca para pesquisa e 45% utilizam os domínios das marcas. Outros 51% verificam em páginas de comparação de custo. Na escolha, o preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete são os principais fatores mensurados.

A Black Friday também se mostra uma oportunidade para marcas que foram substituídas por outras durante a crise voltarem ao carrinho de compras do consumidor, que se mostra disposto a aproveitar as ofertas para voltar a consumir marcas da sua preferência.

Outro meio de compras que foi implementado durante a pandemia e está em crescimento são as lives commerce, que subiram de 8% para 15% entre a pesquisa de 2021 e 2022.

Vamos às compras

Na lista de favoritos estão os eletrônicos de uso pessoal: eletrodomésticos (53%), eletrodomésticos em geral (48%), como geladeiras e fogões, e eletrônicos para casa (47%). Pela ordem, os itens mais citados são celulares, televisores, eletrônicos e eletrodomésticos. Já quando o assunto são presentes para pessoas queridas, há empate entre roupas, eletrônico de uso pessoal e itens beleza e perfumaria, todos com 32%.

“O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento para retomar clientes e fidelizá-los. A Ecglobal contribui com nossos clientes com pesquisas e diversos insights para ter as melhores oportunidades”, afirma Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.

A Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e devem ajudar a movimentar ainda mais o mercado. Além de roupas e camisas oficiais apontadas por 48%, assessórios (47%) e decoração (44%) devem ser adquiridos.

Há ainda uma gama de 42% de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday para adquirir produtos de extrema necessidade, que são utilizados no dia a dia das famílias, o que dá um parâmetro de como como a crise econômica impacta o poder de consumo e de compras do brasileiro.

Interessante citar que, entre as consultas feitas à comunidade através das atividades e dinâmicas, os membros deram ideias para as marcas de como se destacar entre tantas ofertas, revelando ações que chamariam sua atenção nesta Black Friday.

Os queridinhos

Quando o assunto é Black Friday, Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon são as primeiras marcas que vêm à mente dos mil entrevistados. Juntas, as cinco varejistas somaram mais de 600 votos, sendo metade deles para as Lojas Americanas. Além disso, 70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

Outro dado interessante é que a Americanas também figura na primeira posição na questão de locais para as compras, seguido de Magalu, Amazon, Mercado Livre e Shopee. Para os homens, os mais citados são Amazon, Fastshop, Mercado Livre e Ponto. Já as mulheres estão de olho nas ofertas da Americanas, Shopee e Shein.

“A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento ainda maior e nossa pesquisa pode auxiliar as marcas a se programarem para otimizar suas ofertas”, finaliza Alan Liberman

Sobre o Ecossistema Haus

A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal. Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes, ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas receitas.

Assista ao vídeo gravado do webinar apresentado por Daniela Formaio, Head de Human Engagement & insights da Ecglobal, e Alini Benzatti, Diretora do Núcleo de Contas Collab Ecglobal. Receba também a apresentação completa em PDF: Webinar Black Friday 2022: Tendências

Você pode ler também

Comunidades Online de Pesquisas de Mercado – Qual a melhor solução pra você?
Perfil do Consumidor: as percepções dos usuários da eCGlobal.com, sobre o Dia do Solteiro.
Comunidades Ecglobal compartilham insights sobre consumo consciente no Dia do Consumidor

Categorias

  • Collabs Ecglobal
  • Comunidades Online
  • CRM
  • ecglobal na mídia
  • Eventos
  • Gamification
  • Geral
  • Imprensa
  • Indústria de Pesquisa de Mercado
  • Marcas mais Amadas
  • Marketing
  • Marketing de Comunidade
  • Mercado de Pesquisas
  • Mobile Research
  • NLS – Net Love Score
  • Novidades
  • Pesquisas/ Estudos
  • Press Release
  • Qualitativo Online
  • Webinar
  • Webinars

Publicações Recentes

  • Tendências de Consumo 2025: consumidores dão o tom do comércio para mais um ano
  • Black Friday 2024
    Black Friday 2024: Tendências, Desafios e Oportunidades para Marcas
  • As mudanças e transformações no comportamento e cultura do consumidor entre gerações
  • Halloween 2024: a ascensão da celebração no Brasil
  • Labflix
    Transformando clientes em Lovers: como a Labflix e a IA potencializam a conexão emocional

Fale com nossos especialistas!

voltar
para o
topo

  • Sobre nós
  • Plataforma
  • Soluções
  • Clientes
  • Contato
  • Carreiras
  • Blog
  • ecglobal.com

Faça parte do nosso Banco de Talentos

Nossas Premiações

Vencedores do 1º lugar no Agile Trends, maior prêmio de agilidade do Brasil 2023, e 5º no Prêmio Empresas Inovadoras 2024.

ESTADOS UNIDOS - MIAMI
1680 Michigan Ave - Suite 700 - Miami Beach,
FL 33139 - United States

BRASIL - SÃO PAULO
Av. Cidade Jardim, 400 - 7º, São Paulo, SP, Brasil
CEP 01454-000
Tel.: +55 11 3522 1032 | Fax: +55 11 3522 1032

BRASIL - SALVADOR
Avenida Tancredo Neves, 2227 - Sala 1311, Caminho das Árvores, Salvador, BA, Brasil - CEP 41820-021
Tel.: +55 71 3358 0398 | Fax: +55 71 3358 0398

Uma empresa do grupo

© Ecglobal. | ECGLOBALPANEL BRASIL MARKETING E TECNOLOGIA LTDA | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Amaze Studio

Solicite nosso portfólio completo

Preencha o formulário abaixo.

Solicite o Tour gratuito por 7 dias!

Preencha o formulário abaixo.

_