Em crescimento no mercado, o Blockchain tem ganhado mais espaço na transferência de dados pela rapidez e segurança da informação, e com utilização para vários nichos do mercado. Mas o que é Blockchain?
A tecnologia é bem simples: as informações são armazenadas em blocos de dados, cada bloco contém uma espécie de assinatura digital chamada hash — que funciona basicamente como uma impressão biométrica. A hash é a garantia criptográfica de que as informações desse bloco de dados não foram violadas. Quando um novo bloco é criado, além de ter uma hash própria, carrega a hash do bloco anterior. E, por isso é tão seguro para transações. Tudo é gravado em leadgers (um tipo de livro registro) onde pode ser consultado, pois as informações de quem e o que fez, estão lá abertas.
As outras finalidades do Blockchain são para a validação de documentos – contratos, vendas de imóveis, troca de ações.
Essa tecnologia também pode reduzir o tempo necessário para lançar campanhas de marketing, apoiar a eliminar as dificuldades em medir sua eficácia e atacar a incidência de fraudes, que muitos profissionais de marketing citam como os problemas mais urgentes da indústria atualmente. Isso fará com que influenciadores, anunciantes e profissionais de marketing fiquem reunidos sob o mesmo patamar, fornecendo ferramentas analíticas e de rastreamento, e implementando procedimentos de conhecimento do cliente.
Desta forma, a qualidade da informação é mais elevada e há uma maior aproximação entre cliente e marca. E como exemplo da confiabilidade e relacionamento, podemos citar a primeira escritura de compra e venda de imóvel lavrada e registrada via Blockchain no Brasil, que só foi possível graças ao desenvolvimento da plataforma Notary Ledgers, da Growth Tech, criadora do serviço, que faz uso da tecnologia da IBM Brasil, o IBM Blockchain. Por meio do Notary Ledgers, todas as transações serão validadas e registradas em uma Blockchain permissionada, que é formada por diversos cartórios brasileiros, na qual será possível emitir procurações, além de registros de nascimento ou óbito e união estável. Leia mais em TI Inside.