Na eCGlobal, o planejamento de gamification para comunidades online é tratado de forma estratégica. São usados elementos de games com o objetivo de envolver o usuário da comunidade online e oferecer a melhor experiência possível com a marca. Aliando isso aos elementos de redes sociais, conseguimos promover um alto nível de fidelização e engajamento na comunidade.
Nossa estratégia de gamification para comunidades online tem como objetivo transformar a experiência do usuário, tornando sua participação mais divertida, garantindo assim maior nível de envolvimento e comprometimento. Embora incentivos financeiros possam ser oferecidos na comunidade online, eles nunca serão o principal fator motivador: sempre buscamos oferecer estímulos e recompensas sociais, que agreguem valor ao usuário.
O incentivo financeiro como único fator motivador tende ao fracasso a longo prazo, especialmente para pesquisas. Quando conseguimos trazer motivações pessoais, conseguimos obter maiores taxas de participação e, consequentemente, mais informações valiosas dos consumidores para as marcas. – Adriana Rocha, CEO e Cofundadora eCGlobal.
Ao agregar propósito, construímos uma espécie de parceria com o membro da comunidade, que passa a opinar e participar de forma espontânea. A plataforma de comunidades online eCGlobal atende exatamente a estes objetivos: estimular o compartilhamento de experiências com marcas e produtos da forma mais espontânea possível.
“Quando o usuário percebe que há um propósito maior em opinar, que é o de ajudar a marca e outros consumidores a tomarem melhores decisões, ele se envolve mais e se compromete com o resultado. Quando nos baseamos apenas em recompensas financeiras, ele não mantém muito o foco na atividade que está realizando e, com isso, o resultado pode ser facilmente comprometido.” – Adriana Rocha, CEO & Cofundadora eCGlobal
Os incentivos monetários e sociais são construídos com equilíbrio nos projetos de comunidades online da eCGlobal, de forma que o envolvimento e comprometimento sejam atingidos com sucesso.
O desenho e arquitetura de informação da comunidade online foram planejados para oferecer a melhor experiência para o usuário, com uma navegação fluida e similar ao que ele já está acostumado em seu dia-a-dia, quando acessa outras redes sociais. Esta similaridade também se aplica aos elementos de games; Por seguirem um padrão de ação, o usuário já sabe o que deve fazer e como agir, o que torna a experiência ainda mais agradável.
“Quando o usuário participa em quizzes, duelos ou enquetes, ele pode acumular moeda virtual ou social. Isso depende da estratégia que será agregada ao projeto. Caso a comunidade online disponha de Loja Virtual, com produtos da marca ou outro tipo de premiação, costumamos utilizar também a moeda virtual para que ele troque seus pontos por produtos da marca.
Já a moeda social confere status ao usuário, normalmente relacionado à sua evolução na rede ou o quanto sua opinião é bem aceita e popular, entre outros aspectos. Essa moeda influencia diretamente o Ranking, onde eles disputam os primeiros lugares e podem ser premiados pela marca por seu empenho.” – Adriana Rocha, CEO & Cofundadora eCGlobal
Conheça também um pouco mais sobre as comunidades online eCGlobal.