Na pesquisa sobre Transporte Particular Alternativo, 8 em cada 10 entrevistados costumam usar o serviço de taxis no Brasil.
Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre as preferências dos consumidores sobre Transporte Particular Alternativo e transformar em números a polêmica que vem sendo gerada sobre o aplicativo de caronas pagas Uber, a eCGlobal Solutions, em parceria com a eCMetrics, realizou uma pesquisa quantitativa através de questionário online estruturado com aproximadamente 500 membros do painel online eCGlobal.com, sendo homens e mulheres acima de 18 anos.
Com os resultados dessa pesquisa, foram identificados sentimentos e percepções dos usuários em relação à utilização dos serviços do aplicativo Uber x Taxi.
Entre as formas mais comuns de se pedir um taxi, 65% costumam pedir por telefone, 51% costumam pedir um taxi que já esteja na rua e 41% pedem por aplicativos móveis de taxi. A avaliação da experiência ao usar o serviço dos taxis foi considerada altamente positiva, sendo que apenas 6% dos respondentes julgaram ser uma experiência desagradável ou muito desagradável.
81% dos respondentes da pesquisa conhecem o aplicativo de caronas pagas Uber, e os principais meios pelos quais conheceram o aplicativo foram: em primeiro lugar, a televisão; em segundo a internet e por último, o jornal.
É importante destacar a grande aceitação do aplicativo de caronas pagas Uber pelos usuários. Considerando a rivalidade Uber x Taxi, a maior parte dos entrevistados acredita que os taxistas precisam se adaptar a concorrência do Uber ou afiliar-se ao app.
Dos 19% que já utilizaram o serviço do aplicativo, 95% tiverem uma experiência agradável ou muito agradável e apenas 5% julgaram ter uma experiência neutra. A baixa penetração do aplicativo no Brasil, no entanto, deve-se apenas à barreira de o Uber não estar disponível para todas as cidades. Apesar disso, vemos que a intenção de uso do Uber é altíssima já que 42% afirmam que a probabilidade é grande ou muito grande de utilizarem o serviço quando o Uber estiver disponível em suas cidades.
Percebe-se que a aceitação do aplicativo para aqueles que já o utilizaram é muito boa, assim como a intenção de uso para aqueles que ainda não o utilizaram. O serviço do aplicativo Uber se encontra em um cenário muito positivo na visão dos consumidores, sendo seus principais diferencias considerados: comodidade, preço e segurança.
A maioria dos entrevistados também se mostrou a favor de um cenário mais justo para os taxistas. Em relação a polêmica gerada entre o aplicativo Uber e os taxistas, foi analisado que 7 entre cada 10 entrevistados são a favor da regulamentação do Uber pelo estado, ou seja, se os taxistas pagam taxas, o Uber também tem que pagar.
Infográfico da pesquisa Uber x Taxi
Análise completa da pesquisa: Uber x Taxi na percepção dos consumidores