Em tempos de rápidos avanços tecnológicos, redes sociais, leans start-ups, e ofertas cada vez mais abundantes de marcas, produtos e serviços, sabemos que nós, como consumidores, nos tornamos mais exigentes e infiéis. Já não nos basta qualidade e preço justo, mas exigimos serviços impecáveis, experiências engajantes, responsabilidade e propósito por parte das empresas, para que passemos a admirá-las, e permitir que elas ocupem um espaço em nossos lares, e nossas vidas.
Como consumidores, nunca estivemos tão próximos das marcas que consumimos. A poucos cliques, podemos conectar com elas numa rede social, entrar num live chat com um atendente, acessar um app e saber as ofertas e experiências exclusivas para nós. Há marcas que até usam as tecnologias mais avançadas e inteligência de dados para nos oferecerem comodidade, e se antecipam, nos entregando benefícios, produtos e serviços, antes mesmo de nos darmos conta de que precisamos deles. É uma jornada de relacionamento dinâmica, experiências contínuas, através de micro-momentos, em todos os pontos de contato que podemos ter com as marcas, seja no mundo online ou offline.
E como podemos então, como profissionais de marketing e inteligência de mercado, entender essa jornada de consumo multidimensional, antecipar os desejos e anseios de nossos consumidores, saber como estão interagindo com nossos concorrentes na categoria, e quão satisfeitos estão com produtos e experiências que criamos? Foi com o intuito de responder a essas e outras perguntas, que criamos a eCGlobal.com, uma rede social que segmenta consumidores por seus hábitos, preferências e comportamentos de consumo, e os conecta em comunidades temáticas onde podem trocar experiências com outros consumidores, e colaborar com suas marcas favoritas. Além disso, precisávamos dar um passo adiante e estudar os fatores que fazem com que os consumidores passem a amar certas marcas. O que elas fazem de diferente? Por que consumidores querem tanto uma marca ou produto que chegaríam a ficar tristes se eles deixassem de existir?
Depois de muitos estudos, pesquisas e brainstormings, chegamos à criação de um indicador exclusivo, o NLS (Net Love Score), que tem o intuito de medir o amor entre consumidores e marcas, em diversas dimensões, identificando amplitude, intensidade e lealdade do consumidor com as marcas que ele usa no seu dia-a-dia. Mas qual a importância do NLS? Realmente o amor a uma marca faz diferença no momento da decisão de compra? Sim. Como seres humanos, tomamos muitas decisões em nosso dia-a-dia de forma emocional, na maioria das vezes, de forma inconsciente. Dessa forma, o vínculo emocional com uma marca tem uma grande importância como fator de escolha de um produto ou serviço.
Essas e outras conclusões podem ser comprovadas com os resultados da pesquisa inédita que fizemos com mais de 2.000 consumidores brasileiros, onde avaliamos a relação deles com marcas em 37 categorias de consumo. Os resultados foram divulgados no evento “As Marcas mais Amadas do Brasil 2019”, realizado em parceria com o Grupo Padrão e a Revista Consumidor Moderno.
E para mim, o que faz uma marca ser amada? Ela precisa ocupar um espaço nobre na vida do consumidor. Não é suficiente entregar um produto ou serviço de qualidade, ou uma experiência gratificante. Para conquistar o amor do consumidor, uma marca precisa fazer parte do seu dia-a-dia, ter um propósito com o qual o consumidor se identifique, tornar-se uma facilitadora, agregar valor como parte indispensável da vida do consumidor, algo que ele não possa viver sem.
Para saber mais sobre o NLS e os resultados da pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil” , você pode solicitar uma cópia de nosso e-Book aqui: E-Book NLS – As Marcas Mais Amadas do Brasil