A pesquisa aponta interesse em aprender uma nova língua nos próximos 2 anos, por motivos profissionais e de viagens/ turismo. Motivos para evasão estão relacionados à falta de dinheiro ou tempo para se dedicar.
Com o objetivo de entender as preferências e hábitos dos brasileiros em relação a cursos de idiomas, a eCGlobal Solutions em parceria com a eCMetrics realizou uma pesquisa quantitativa através de questionário online estruturado. Foram 1001 entrevistados em todo o brasil, entre homens e mulheres, com mais de 18 anos de idade.
Através da pesquisa, foi possível identificar os idiomas mais interessantes para os brasileiros quando buscam aprender novas línguas e suas motivações para buscarem um curso de idiomas, assim como preferências por cursos de idiomas online ou presenciais e as escolas mais lembradas por eles.
Inglês (65%), seguido pelo Espanhol (45%) são os idiomas que os entrevistados consideram ter melhor desenvoltura (mesmo que nível básico) e também os idiomas que geram maior interesse no aprendizado. Entre os entrevistados, 67% tem interesse em aprender Inglês, 42% em aprender Espanhol, 21% Francês, 17% Italiano, 12% Alemão e 6 % outros.
Apesar de cerca de 8 em cada 10 entrevistados não estarem fazendo um curso de idiomas atualmente, apenas 7% dos entrevistados declararam não ter interesse em aprender idiomas nos próximos 2 anos, o que demonstra que há oportunidade para as escolas de línguas estrangeiras.
Entre os que pretendem fazer um curso de idiomas, a motivação é tanto pelo profissional (65%), como de viagens/turismo (64%). Além disso, também declaram ter curiosidade/interesse ( 53%) em aprender outro idioma.
Entre aqueles que estão fazendo um curso de idiomas atualmente, o curso de idiomas presencial tem a maior participação (61%), no entanto, cursos de idiomas online já demonstra boa representatividade (4 em cada 10 entrevistados que estudam idiomas estão fazendo cursos de idiomas online). Entre aqueles que não estão cursando idiomas atualmente, apenas 2 em cada 10 concluíram o curso de idiomas. O abandono do curso é bastante comum, sendo a falta de dinheiro o principal motivo (47%), mas também a falta de tempo (28%) e perda de interesse (11%) são outros motivos para a evasão.
Quanto ao gasto médio com cursos de idiomas, o valor mensal médio varia entre R$ 100 e R$ 300. Mas 2 em cada 10 entrevistados não paga/ não pagava nada pelo curso de idiomas que estuda/estudava (cursos de idiomas online gratuitos).
A principal motivação para optarem por um curso de idiomas online é a flexibilidade de horário para estudar. Englishtown é a principal escola para quem opta por um curso de idiomas online, no entanto, 20% ainda desconhecem qualquer escola de idiomas online. Para optarem por um curso de idiomas presencial, os motivos são mais dispersos: dizem ter melhor disciplina em cursos de idiomas presenciais (51%), também por poderem tirar dúvidas presencialmente (48%), entre outras razões. CCAA e Wizard foram as escolas mais citadas para cursos de idiomas presenciais.
Em relação ao materiais preferidos para o aprendizado de idiomas, os livros e apostilas ainda estão no topo da preferência (63%). No entanto, vídeos online e atividades virtuais também foram bastante citadas. Em geral, os entrevistados escolherem entre 2 e 3 materiais de preferência o que mostra que a variedade de recursos, sem deixar os tradicionais livros e apostilas de lado, ainda são a melhor oferta para os potenciais alunos de cursos de idiomas.
Saiba mais sobre esta pesquisa sobre Cursos de Idiomas