A Colaboração com o Consumidor não é uma prática nova. As empresas tem trabalhado com consumidores para obter insights e promover inovação há anos, mas a alta gestão das empresas está adotando, mais do que nunca, o poder do consumidor como força estratégica de negócios. Um estudo da IBM entitulado “The Customer-activated Enterprisex”, com mais de 4.000 presidentes, vice-presidentes, diretores e outros cargos de alta gestão, de 70 países de todo o mundo, revela que 60% dos CEOs planejam engajar diretamente seus consumidores e proativamente aplicar o que eles aprenderam para definir a prioridade de ações de suas empresas em 3 a 5 anos – mais de 43% dos CEOs passam a incluir consumidores no desenvolvimento das estratégias de suas empresa.
Em sua essência, a Colaboração com o Consumidor é uma filosofia de como as empresas podem lidar com a inovação. Não é uma substituição para métodos de análise de dados existentes ou um meio para prever o comportamento do consumidor. Visa ajudar empresas a crescer, trabalhando de igual para igual com consumidores que vão acabar comprando seus produtos e serviços. Entretanto, métodos tradicionais usados por muitos anos por empresas para coletar insights e feedback de consumidores estão rapidamente se tornando obsoletos, especialmente com o crescimento acelerado de tecnologias sociais e mobile, dando poder às pessoas e fazendo-as perder interesse em participar de longas pesquisas entediantes baseadas em pergunta e resposta. Como resolver o problema? Nós acreditamos que organizações deveriam acabar com o grande distanciamento entre empresas e seus consumidores através de colaboração social. Isso é o que fazemos aqui na eCGlobal: nós facilitamos a criação de experiências colaborativas entre empresas e consumidores, fortalecendo cada uma das partes para construir um relacionamento sólido, com benefícios mútuos e engajando um ao outro como parceiros em vez de tratar apenas como “público-alvo”, “conjunto de dados” ou “perfis”.
Como fazemos? Nós começamos projetando experiências de engajamento do usuário e combinamos com componentes sociais e gamificados (na verdade, gamification é um componente central da nossa plataforma MRXCloud – Marketing & Experiência de Consumidores nas Nuvens). E depois nós criamos e nutrimos relações autênticas com o consumidor através de comunidades virtuais e aplicativos, oferecendo a eles um canal para se expressar, conectar e colaborar com outros, incluindo as empresas, e é assim que nossos clientes escutam, engajam, perguntam (quando preciso) e aprendem.
Empresas que abraçarem o poder da Colaboração com Consumidores como uma força-motriz para a estratégia de negócios serão as grandes vencedores nos anos que estão por vir.
E você está pronto para a era da Colaboração com Consumidores?