O Dia das Crianças é uma data importante para o comércio, principalmente para as vendas de brinquedos. Mesmo com a pandemia, o varejo tem se preparado, inclusive com ações digitais para ampliar o faturamento. Então, qual o comportamento de consumo esperado para esse período?
Foi realizada uma pesquisa na Rede Social ecglobal.com e identificamos que 50% dos participantes tem filhos com idade entre 2 e 10 anos. E todos afirmaram que vão comprar presente para as crianças.
Em relação ao valor do presente, a expectativa é bem equilibrada. 34% afirma que gastará mais do que o ano passado, 31% pretende gastar o mesmo valor e 30% afirma que gastará menos.
Representando em valores, 38% afirma que gastará até 100 reais.
Diante da abertura de lojas e shoppings, o comércio eletrônico ainda lidera a preferência de compra, com 49% dos entrevistados afirmando que farão compras pela internet.
Sobre a escolha do presente, os brinquedos tem 69% da intenção de compra, seguidos por roupas (39%) e calçados (21%).
Os itens mais populares são: bicicleta, celular, livros e chocolate. Em relação a lembrança de marca, as mais populares são Estrela (328 votos), Ri Happy (212 votos) e Mattel (43 votos).
Perguntamos sobre as marcas mais relevantes de brinquedos e temos um top 5: a Estrela foi indicada em primeiro lugar com 77%, seguida por Lego (61%), Nintendo (44%), Mattel (44%) e Fisher Price (40%).
Segundo 51% dos entrevistados, o Dia das Crianças será comemorado. E a melhor forma de festejar será em casa, indicado por 80% das opiniões. Os itens que não podem faltar nesse dia são: bolo, brinquedo, comida e alegria.
As oportunidades para o feriado do dia 12 de outubro são muitas. Considerando que o público pretende comprar presente e comemorar em casa, as marcas podem aproveitar para realizar promoções online. Além disso, os serviços de delivery podem ofertar opções específicas para este dia e também obter bons resultados. Os dados apresentados mostram a importância de ouvir o consumidor, conhecer seus hábitos e preferências de modo a elaborar estratégias para alcançar seus objetivos de venda com maior assertividade e se manter competitivo.
Amostra: 1.501 entrevistas, sendo 68% mulheres, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes em todo o Brasil.