Mudanças à vista no Varejo: a multiexperiência traz para o mercado a necessidade da expansão para o digital, com a finalidade de ter uma gestão conectada ao relacionamento com o cliente e o CRM 2.0, modelo de negócios com foco no engajamento do consumidor. Os resultados são inovação, adaptação e personalização dos serviços, com experiências em todos os pontos de contato e o design como referência onipresente.
Estamos em um mundo em transição. A maneira como as pessoas interagem nas diversas esferas sociais está caminhando para uma experiência multifacetada ou multidimensional. É a era da multiexperiência, na qual a inteligência artificial nos ajudará a tomar decisões e automatizar processos. As experiências não são mais trocadas apenas por telefones celulares, tablets e computadores, mas sim por vários dispositivos com múltiplas vias de acesso. Além disso, o mundo dos usuários nos mostra que os sistemas passam, agora, de centrados na empresa para serem centralizados nos usuários.
Para se pensar o varejo de uma nova maneira, ser multicanal não é o bastante, redesenhar a arquitetura é essencial. A loja deixa de ser um local no qual o principal objetivo é a venda de produto e passa a ser um espaço de estímulo à experiência do cliente, que será incentivado a adquirir os itens de uma forma mais subjetiva e, para isso, terá à sua disposição todos os canais possíveis.
Para acompanhar esta demanda, as empresas de tecnologia estão trabalhando nesta transição da construção de uma experiência única para múltiplas experiências. E a adoção de uma ferramenta multiplataforma, suprirá as normativas de comunicação e design, além de atender os tipos de solução, tanto para web quanto para mobile. Deste modo, é visto que podem ser usadas no desenvolvimento de aplicações de chat, voz, realidade aumentada (RA) e wearables que apoiarão o negócio digital.
Portanto, para maior fluidez dos processos, a integração da área de negócios com a área de TI é fundamental para o encaixe do desenvolvimento de recursos com a experiência do cliente ser perfeito para a estratégia da multicanalidade na era da multiexperiência.
[…] É chegada a era da multiexperiência! […]