Ecglobal
  • PT

Ecglobal

  • home
  • nossa plataforma
  • collab
  • soluções
  • empresa
  • recursos
  • blog
  • LINGUAGENS  
  • PT
  • EN
  • ES
  • Home
  • Blog
  • Pesquisas/ Estudos
  • Black Friday 2020 digital: um ano para bater um novo recorde?

Blog

sexta-feira, 20 novembro 2020 / Publicado em Pesquisas/ Estudos

Black Friday 2020 digital: um ano para bater um novo recorde?

A Black Friday é uma das datas comerciais mais esperada do ano. Considerando a retomada econômica, buscamos entender o comportamento de consumo que pode ser esperado para este ano, interagindo com os participantes da ecglobal.com. 

A intenção de compra dos internautas da rede social ecglobal é positiva, considerando que 84% pretendem comprar pelo menos um item nesta data. Para 16%, que não pretende comprar, os motivos predominantes são: 35% não reservou dinheiro, 30% não quer gastar por conta da pandemia e 26% não acredita nos descontos.  

O público entrevistado demonstra grande interesse na data, uma vez que 89% deles realizaram compras no ano passado. Segundo os 11% que nunca compraram, os motivos são: a falta de recurso financeiro e de programação para a época, além de não considerar os descontos atrativos. 

A Black Friday, na visão das pessoas, poderia oferecer descontos maiores (37%). Em contrapartida, 23% afirmam encontrar bons descontos. 

Confirmando a expectativa para a data, 92% das pessoas afirmaram aguardar a Black Friday para comprar algum item. Inclusive, 65% dessas pessoas se planejaram: guardando dinheiro (45%), quitando às dívidas (20%) e 33% delas optarão em parcelar com o cartão de crédito. 

Um dado bem interessante: o ticket médio projetado será de 300 reais para 56% dos entrevistados. Um valor relativamente alto, considerando o momento econômico atual. 

Identificamos cinco segmentos considerados com melhores ofertas:  

1) Eletrônicos (49%) 

2) Vestuário – Roupas (40%) 

3) Eletrodomésticos (37%) 

4) Calçados – Sapatos (29%) 

5) Linha Branca  (18%) 

Apresentamos os segmentos de acordo com a preferência de compra dos entrevistados: 

1) Eletrônicos (34%) 

2) Vestuário – Roupas (34%) 

3) Eletrodomésticos (33%) 

4) Calçados – Sapatos (21%) 

5) Supermercados (15%) 

E a Black Friday será digital, uma vez que 76% das pessoas afirmam que comprarão pela internet. Além disso, 66% tem preferência em comprar pelo site da loja do que pelo aplicativo (34%). 

Quem optou pelo App, mencionou a Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre e Shopee como preferidos.  

Já quem escolheu pelo site da loja, citou Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia, Mercado Livre e Extra. 

Os que informaram loja física, destacaram Lojas Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia.  

As modalidades citadas foram avaliadas de forma individual e destacamos as seguintes informações: 

Os optantes pela loja física a preferem porque gostam de ver o produto antes de comprar (44%), não gostam de esperar a entrega (23%) e por não precisarem pagar o frete (21%). Podemos observar o impacto da experiência como um todo neste caso. 

Os optantes de aplicativos o preferem porque acreditam que tem descontos maiores (50%), pela facilidade na compra (24%), consideram mais seguro (11%) e tem cashback (11%). Nota-se o impacto da estratégia neste quesito. 

Os optantes do site da loja o preferem porque já estão acostumados (31%), consideram mais fácil de comprar (27%) e acreditam que tem mais segurança (19%). Percebe-se a força da fidelização, nesta questão. 

O comportamento de consumo dos brasileiros tende a ser mais digital, dadas as preferências pelo site e aplicativo, validadas pela facilidade e segurança, com destaque para o ganho com cashback. Temos um alto índice de intenção de compra para a data e um valor alto de previsão de gastos. Isso demonstra que as pessoas tem se planejado para aproveitar a data. Podemos ressaltar também a marca que sobressaiu nos três canais de compra, a Magazine Luiza, demonstrando a sua força e a expectativa em relação as promoções. 

Amostra: 1.287 respostas, 66,36% mulheres, na faixa etária de 25 a 54 anos, residentes em todo o Brasil.

Palavras-chave: descontos maiores na black friday, supermercados na black friday, dinheiro para comprar na black friday, eletrodomésticos na black friday, eletrônicos na black friday, apps na black friday 2020, estratégias para a black friday, black friday na pandemia, expectativa de consumo na black friday 2020, black friday no Brasil, experiência na black friday, blck friday 2020 será digital, fidelização na black friday, calçados na black friday, interesse em comprar na black friday, canais de compra na black friday, linha branca na black friday, Casa Bahia, lojas na black friday 2020, cashback na black friday, promoções na black friday, comportamento de consumo na black friday, roupas na black friday, comprar na black friday 2020, segmentos em alta na black friday 2020, comprar na black friday com cartão de crédito, Shopee, data comercial com aumento de compra no Brasil, sites na black friday 2020, Extra, Submarino, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, black friday

Você pode ler também

Páscoa 2022: confira as tendências para a data e as marcas favoritas do consumidor
Dia do Consumidor 2022: confiança no poder de compra está aumentando
Pesquisa revela quais marcas são mais lembradas pelas mulheres

Categorias

  • CRM
  • Collabs Ecglobal
  • Qualitativo Online
  • Novidades
  • Marcas mais Amadas
  • Pesquisas/ Estudos
  • Comunidades Online
  • Webinar
  • Mobile Research
  • Indústria de Pesquisa de Mercado
  • Marketing
  • Imprensa
  • Press Release
  • Eventos
  • Mercado de Pesquisas
  • Webinars
  • Gamification
  • Geral

Publicações Recentes

  • [Pesquisa] Opiniões dos brasileiros sobre os direitos da mulher
  • [Pesquisa] Jogos Sociais: Preferências e comportamento dos consumidores
  • [Pesquisa] Interesse e preferências dos brasileiros por cursos de idiomas.
  • [Infográfico] Dia do Amigo. Representatividade de data e intenções de consumo.
  • [Webinar] Comunidades Online: Tendências em Pesquisa de Mercado, com Adriana Rocha.

voltar
para o
topo

  • home
  • nossa plataforma
  • collab
  • soluções
  • empresa
  • recursos
  • blog

Newsletter

    rfp@ecglobal.com

    BRASIL - SÃO PAULO
    Av. Cidade Jardim, 400 - 7º, São Paulo, SP, Brasil
    CEP 01454-000
    Tel.: +55 11 3522 1032 | Fax: +55 11 3522 1032

    BRASIL - SALVADOR
    Avenida Tancredo Neves, 2227 - Sala 1311, Caminho das Árvores, Salvador, BA, Brasil - CEP 41820-021
    Tel.: +55 71 3358 0398 | Fax: +55 71 3358 0398

    © Ecglobal. All rights reserved. | Desenvolvido por: Amaze Studio

    _