Pesquisa realizada pela eCGlobal mediu quais campanhas de marcas estão na mente do consumidor durante o período pré-copa, e aponta tendência de uma copa do mundo com muita experiência mobile e social.
A Copa já começou para as marcas que disputam a atenção e lembrança na mente do consumidor. E aproveitando esse clima de expectativa, a eCGlobal realizou um estudo com 2.000 brasileiros, membros do seu painel online de consumidores, com mais de 1.000.000 de internautas em toda a América Latina, para entender suas expectativas com a Copa do Mundo de 2018, assim como o grau de lembrança e engajamento com as campanhas de anunciantes e patrocinadores do evento.
No que se refere às expectativas dos brasileiros para a Copa de 2018, podemos dizer que o fantasma da Copa de 2014 e o fatídico jogo do 7 x 1 com a Alemanha ficaram para trás: 55% dos brasileiros estão otimistas com a seleção e acreditam que a taça será nossa! Somente 13% acreditam que provavelmente/ certamente a taça não será nossa.
Independente de otimistas ou não, o clima da Copa já está no ar e movimentando o mercado com o tema do Mundial, como apontam alguns números: 52% pretendem comprar ou já compraram a camisa da seleção e 35% estão colecionando o álbum de figurinhas do mundial.
Além do clima de otimismo, a pesquisa identificou que essa Copa promete ser ainda mais social que a anterior, criando novas oportunidades para as marcas neste período. Se em 2014 o poder das redes sociais surpreendeu, neste ano, veremos ainda maior o volume de interação nas redes: setenta e oito por cento (78%) dos respondentes pretendem compartilhar e consumir conteúdo sobre a Copa do Mundo nas redes sociais, e 45% já seguem ou pretendem seguir jogadores nas redes.
Dentre as redes sociais citadas pelos usuários para compartilhar conteúdo sobre a Copa 2018, o Facebook aparece como a rede social favorita, com 58% de menções, seguida do WhatsApp (40%), Instagram (32%), Youtube (24%) e Twitter (19%). O Instagram se mostrou mais relevante para a geração Z (jovens de 15 a 20 anos de idade), que registrou 44% de menções, junto com WhatsApp (43%) e Facebook (53%).
Para as marcas, está clara a oportunidade de que é preciso entrar na conversa e engajar os consumidores via redes sociais e aplicativos mobile, tanto pelo atual cenário de que os smartphones já são a forma favorita de consumir conteúdo, como pelo fato de que os jogos da Copa da Rússia acontecerão em horário comercial, favorecendo a tendência social-mobile.
E quais marcas estão ganhando espaço na mente do consumidor neste período pré-copa? A lembrança espontânea de propagandas associadas à Copa é alta: 82% lembram de alguma marca. No total, 66 marcas foram citadas. Para a lembrança estimulada, na qual apontamos 24 anunciantes, este percentual aumenta ainda mais para 94%.
Tanto na lembrança espontânea como na estimulada, a Coca-Cola e o Itaú lideram o ranking das marcas mais citadas pelos respondentes. Em seguida, temos Vivo, McDonald´s e Guaraná Antarctica entre as top 5 mais lembradas em campanha sobre a Copa do Mundo.
Ranking das Top 10 Marcas mais lembradas em época de mundial:
Para mais informações sobre essa pesquisa, entre em contato: copa2018@ecglobal.com.
Ficha técnica: Pesquisa online realizada pela eCGlobal, entre os dias 05 e 10 de maio de 2018, através de questionário semi-estruturado, com 2.000 brasileiros, homens e mulheres, classes ABC, maiores de 14 anos, membros do painel online de pesquisas da eCGlobal.com, com mais de 1.000.000 de internautas na América Latina.