Diante de um cenário de incertezas e preocupações em relação a pandemia causada pelo Coronavírus, a qual não se tem previsão de terminar, estão sendo realizadas diversas medidas de precaução para tentar evitar e reduzir a contaminação e propagação comunitária. Com o intuito de captar as primeiras impressões dos usuários da ecglobal.com, realizamos um estudo para entender o comportamento em relação a chegada da COVID-19 no Brasil, a mudança de hábitos e quais ações de prevenção estão sendo adotadas.
Apesar de ser algo novo, com os primeiros casos surgidos em outros países, foram divulgadas formas de prevenção e estudos realizados no mundo inteiro, para conter a disseminação e assim tentar controlar no número de pessoas infectadas. Perguntamos aos participantes como eles estão se sentindo:
- 48% afirmaram que estão com medo;
- 31% está com pouco medo;
- 12% afirmaram não estarem preocupados
- 9% afirmaram estarem confusos
Como as informações estão sendo amplamente divulgadas, questionamos como acreditam que as mídias estão tratando esse assunto, e as respostas foram bem variadas, a maioria (43%) considera que a mídia está contando exatamente o que está acontecendo.
Estudos apontam que uma das formas mais eficaz de se proteger é aumentando a higiene, e, como esperávamos, mais de 47% dos respondentes informaram que aumentaram muito seus hábitos de higiene, sendo possível identificar os produtos que dispararam nas vendas, ocasionando até a falta, como podemos ver no gráfico abaixo:
Também foi possível observar que 62% das pessoas passaram a se alimentar de forma mais saudável, assim como 72% não tinham viagens marcadas, sendo impactados de forma mais amena.
Sobre as formas de mobilidade, 60% estão ficando em suas casas, mas é possível notar ainda que 7% continuam a utilizar transportes públicos.
Em relação às empresas, medimos o impacto por conta do Coronavírus. Segundo os usuários:
- 10% Sofreu impacto positivo
- 34% Não sofreu impacto
- 56% Sofreu impacto negativo
Diante das opiniões, entendemos que as pessoas estão realmente preocupadas e com medo. Aumentaram os cuidados com a higiene, alimentação e estão obedecendo as ordens de isolamento, na grande maioria dos casos. Se mantém informados e estão cientes que não há motivos para pânico.
A equipe da eCGlobal está diligentemente criando oportunidades para conectá-lo aos seus clientes e potenciais consumidores, facilitando conversas e gerando inteligência ágil para te ajudar a tomar as decisões certas a todo momento, com diversas soluções, metodologias e ferramentas.
Conte conosco e mantenha-se seguro. Se for possível #Fiqueemcasa #ADistânciaSalva
Amostra: 1.373 entrevistados, residentes em todo o Brasil, com maioria do sexo feminino, na faixa etária de 25 a 44 anos.