O Especial Pandemia apresenta uma série de estudos sobre segmentos e comportamento do consumidor durante a COVID-19. Atitudes, expectativas e oportunidades serão demonstradas através de insights coletados na rede ecglobal.com para apoiar as marcas em seus planejamentos e projeções para o futuro.
Vamos falar sobre as vendas porta a porta.
Diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, buscamos entender os impactos nas vendas de cosméticos porta a porta. Realizamos ações na rede ecglobal.com e coletamos dados das experiências compartilhadas pelas revendedoras.
Com exceção daqueles que precisam sair para trabalhar, o distanciamento social também significa mais tempo disponível em casa. Logo, perguntamos se os cuidados com a pele têm sido realizados e sobre a compra de produtos para este fim. As respostas foram positivas, com cuidados de níveis básicos e específicos feitos em casa por conta do fechamento do comércio (incluindo salões de beleza e clínicas de estética).
A maioria já tinha produtos para uso e quem precisa tem adquirido nos mercados ou pela internet. Sobre a frequência da compra através de revendedoras, 30% das pessoas compraram no último mês através deste meio:
Apresentamos as ações desenvolvidas pela Natura para apoiar o combate a COVID-19, como a produção de álcool em substituição aos perfumes, a doação de 2,8 milhões de sabonetes e o anúncio de preservação dos empregos até o final de maio. As iniciativas foram aprovadas pelos usuários da rede.
Temos uma comunidade específica para revendedoras de produtos do mercado de beleza, a Consultoras de Beleza. Identificamos que 39,3% conseguiu vender durante a quarentena; e os motivos da dificuldade para realizar a venda são: o medo do contágio e a redução do contato direto com as pessoas. Mesmo com este cenário, 63,6% dos usuários informam continuar comprando neste período; e quando tudo isso passar, a intenção de compra é de 78,8%.
Descobrimos que, para o público da comunidade, a marca com maior facilidade para revender é a Avon, com 45,31% das respostas:
Perguntamos sobre a melhor loja para compras online e temos um comparativo entre Natura, O Boticário e Avon:
Natura (176 votos) x O Boticário (172 votos) |
Natura (223 votos) x Avon (112 votos) |
O Boticário (234 votos) x Avon (95 votos) |
Podemos observar que há uma mudança expressiva para a venda porta a porta. Ainda que tenha aumentado o tempo disponível para se dedicar ao cuidado pessoal, sem o contato direto, meio mais utilizado para viabilizar as compras, as revendedoras já sentem a queda nos pedidos. Em tempos de quarentena, é importante se reinventar. As redes sociais, principalmente o Whatsapp, são um excelente recurso para manter o relacionamento construído e a continuidade do atendimento às clientes, inclusive após a Pandemia.
A rede ecglobal.com é uma plataforma segura para pesquisas qualitativas ágeis com consumidores reais e insights imediatos, sobretudo neste período inédito de incertezas e mudança de comportamento.