Há pouco tempo atrás, era comum se ter um time para o offline e outro para o online. Hoje observa-se que não é possível trabalhar sem integrar os profissionais. As empresas precisam não somente de uma estratégia digital, como entender e definir qual o direcionamento para que as ações tenham o impacto desejado na jornada de consumo do cliente.
O fato é que a pluralidade de canais e suas conexões se torna um dos diferenciais na decisão de compra. A segmentação está cada vez mais específica, por conta das mudanças de hábito do cliente. O mesmo consumidor pode comprar um produto de alta qualidade e um de baixa ao mesmo tempo. Pessoas selecionam quais produtos eles querem comprar em um mix balanceado de emoções e razão. Cabe então a equipe de marketing coletar dados que apoiem na construção dos cenários para um bom planejamento.
E de que forma a tecnologia favorece ao time de marketing? O Big Data é um recurso que tem agregado valor na avaliação da experiência do cliente. Afinal, os dados coletados identificam os variados padrões de comportamento, melhorando as estratégias e a comunicação com o consumidor. Por outro olhar, as possibilidade de ofertar produtos mais personalizados, ampliando as oportunidades de negócio e a variedade de produtos para o público alvo.
Não podemos deixar de falar sobre a colaboração e cocriação, utilizadas nas pesquisas de mercado criadas pela eCGlobal, que geram dados, insights, como insumo para a criação de campanhas e desenvolvimento de produtos para as marcas. Temos o Painel, as Comunidades e a própria Rede Social de Consumidores que são ambientes com participantes engajados a compartilhar suas experiências e opinar para ajudar as marcas.