A população tem vivenciado mudanças por gerações. Este movimento trouxe à prova a capacidade de aprender, se adaptar, adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. Também conhecido como mindset, essa inovação em pessoas acontece a partir de uma perspectiva com foco em aprimoramento como um todo.
Nos dias atuais, sob a ótica da era digital, as pessoas estão mais receptivas em relação a comunicação eletrônica e o compartilhamento de dados, segundo o E-Commerce Brasil. A Pesquisa informa que para 57% dos entrevistados, com destaque para a faixa de 25 a 34 anos, também conhecida como Geração Y, consideram que os meios de comunicação eletrônica são os mais efetivos.
Com a popularização do acesso às redes sociais e outras plataformas de serviço fazendo parte do cotidiano do consumidor, a familiaridade com o ambiente digital é notória em diferentes faixas etárias. Inclusive, a atratividade tem sido forte também para quem ainda não utiliza, pois tem a intenção de fazê-lo, considerando também a população a partir de 55 anos.
Em relação ao compartilhamento de dados, foi sinalizado que, para conseguir uma avaliação de crédito melhor, as pessoas disponibilizariam informações do cartão de crédito, a biometria facial e os dados de uso do celular.
Em contrapartida, para se proteger contra fraudes, os entrevistados compartilhariam também a biometria facial, as informações do cartão de crédito e a localização via celular.
Como um reflexo desse comportamento, temos o crescimento dos pagamentos por aproximação em São Paulo, chegando a 3,3 milhões até maio deste ano. Ou seja, cada vez mais a descoberta de novos dispositivos e funcionalidades tem sido bem aceita pela sociedade.