A visão de futuro apresentada pelas tendências atuais, propõe desenvolver mais propostas de valor para a sociedade. As novas gerações têm demonstrado o quanto é importante identificar os valores, o papel social nas marcas consumidas e o impacto de suas ações pesam substancialmente na decisão de compra. Logo, a Natura é um exemplo de quem acompanha essa evolução do comportamento de consumo e investe em ações para atender a essas expectativas.
O Instituto Natura, ligado à educação, especialmente para o Dia do Professor, destacou o quanto este profissional tem importância na vida dos alunos de uma das escolas apoiadas pelo projeto. Trazendo a comunidade para a escola, os voluntários puderam realizar atividades diferenciadas, além de proporcionar e vivenciar novas experiências as crianças.
“Projetos como o Comunidade de Aprendizagem acontecem por causa de um círculo virtuoso, que tem início com a venda dos produtos Crer Para Ver, nossa linha não-cosmética. Para tanto, Consultoras e Consultores de Beleza Natura deixam de receber o lucro da venda para que ele seja totalmente revertido em projetos de Educação. Em 2018, nos 22 estados onde o Instituto Natura atua, foram beneficiados 1,2 milhão de alunos, 33 mil professores, 1,3 mil escolas e mais de 80 mil Consultoras de Beleza Natura. Confira mais informações no site da organização.” [Fonte: Natura] Sobre sustentabilidade, a marca apresenta o Natura Innovation Challenge, uma iniciativa que visa zerar os resíduos das embalagens. Realizar parcerias em prol da redução do lixo produzido é de grande valor para a sociedade.
Aproveitando a celebração de 50 anos da Natura em 2019, realizamos uma pesquisa na ecglobal.com e pudemos entender como essa marca está presente na vida das pessoas. Soubemos que 82% dos participantes se declararam consumidores dos seus produtos. Dentre as melhores ofertas que a marca propõe, 30% considera o respeito a natureza e 29% a qualidade de produtos, como as mais importantes. E por último, temos um ranking da preferência entre os produtos: hidratante, perfume, sabonete e óleos, respectivamente. Diante de tanto engajamento, é muito interessante imaginar as oportunidades de desenvolvimento ao envolver o consumidor nas estratégias de produto.