O consumidor não é mais o mesmo. Isso deixou de ser novidade há tempos. Lugar comum dizer que as novas tecnologias (que nem são tão mais novas assim) mudaram a forma de consumir etc e tal. O fato é que os consumidores, especialmente os brasileiros, estão cada vez mais multitelas e esse sim é um dado que nos importa. Afinal, se antes as marcas faziam todo um trabalho de comunicação e marketing para serem lembradas, hoje elas precisam ser encontradas. A realidade multitela criou uma grande questão: a busca de atenção.
Situação mais comum na casa dos brasileiros são pessoas que assistem a um programa de televisão e comentam nas redes sociais. Durante a exibição de um seriado, uma partida de esporte e uma competição de reality show, as hashtags que ocupam os trends topics estão sempre atreladas a um desses acontecimentos. O brasileiro é multitela: Em 2017, 95% dos usuários que acessaram a internet, o fazem assistindo TV, um aumento considerável se comparado ao ano de 2015, que era de 87%. E destes, 53% estão acessando as redes sociais.
O desafio para as marcas é diante desse fenômeno saber que um VT na televisão sobre o seu produto não é suficiente para impactar o seu consumidor. Depois do fenômeno de zappear os canais durante o consumo de televisão, garantido pelo controle remoto, o comportamento multitela tornou-se o segundo obstáculo. O consumidor é bombardeado por informações o tempo inteiro: TV, Internet, Rádio, sistemas de streaming…anúncios em todos os locais. Com a atenção multifocalizada, o desafio é chamar atenção e conseguir chegar o consumidor de maneira diferenciada.
Da mesma forma, já que o consumidor pode acessar os mais variados conteúdos ao mesmo tempo, a sua jornada de compra é sem dúvida mais rápida. Escolher um por um produto ou realizar uma compra está inserida em diversas situações do dia desse consumidor, no qual cada micromomento é regido pela necessidade e busca rápida de informação, que agora acontece em blogs, redes sociais etc.
Entender esses micromomentos é o que vai garantir às marcas entender as necessidade e dores de seus consumidores e, com isso, fazer sua mensagem chegar no local e dispositivo correto. Não é um trabalho fácil, mas usando ferramentas adequadas, de entendimento 360º, atribuindo uma visão holística, o desenvolvimento de atividades de comunicação e marketing são de retornos mais assertivos, de forte relevância para as marcas. Afinal, vale mais ser encontrado que ser lembrado, quando se fala de internet.