As primeiras tentativas de usar um computador para reconhecer um rosto humano resultaram em grandes avanços tecnológicos para a neurociência. A expressão facial é uma das principais formas de demonstrar os nossos sentimentos. Por isso, o ato de gostar ou não gostar de algo é rapidamente reconhecido por emoções simples, algumas vezes, involuntárias. Entender o comportamento humano, através da captação de emoções e reações espontâneas dos consumidores face à comunicações, vídeos, publicidades e estímulos visuais, fez com que fosse possível compreender, também, sobre consumo.
Face Reading e Eye Tracking são eficientes soluções para levantar dados em métodos utilizando a neurociência. No primeiro caso, utilizamos técnicas de machine learning, para coletar dados a partir de estímulos gerados, seja com vídeos de campanhas ou algum tipo de comunicação específica. Nosso software faz uma leitura facial interpretando as principais emoções predominantes, gerando um volume de dados como resultado do processo. No Eye Tracking, conseguimos mapear os movimento dos olhos, entendendo o primeiro plano de visão, o foco dado ao olhar e entendendo se o produto, peça ou comunicação foi eficiente no objetivo proposto.
O nosso diferencial é a capacidade de combinar essa tecnologia com outras soluções, realizando estudos mais robustos e de maior qualidade de dados. Para agências de publicidade e empresas que trabalham com performance de campanha, utilizar ferramentas de reconhecimento fácil torna-se uma solução de pré-teste a custo muito mais reduzido que a utilização de grupos focais, por exemplo. O mais interessante de tudo, é a rapidez da aplicação. Por ser digital, todo o processo de coleta e análise de dados torna-se mais rápida. Em um mercado que preza cada vez mais por agilidade, pensar em incorporar essas soluções é um caminho cada vez mais a ser considerado.